5 coisas que aprendemos no sábado do GP da Emília-Romanha da Fórmula 1 2024

A McLaren confirmou a força e levou a melhor no aguardado duelo com a Ferrari na classificação do GP da Emília-Romanha. Só que Max Verstappen surgiu para estragar a graça, em uma das performances mais inspiradas da brilhante carreira tricampeã

Max Verstappen cravou uma surpreendente pole do GP da Emília-Romanha neste sábado (18). Dominante na F1 atual, o neerlandês dava sinais de que dificilmente estaria na primeira fila, mas cresceu na hora certa e garantiu voltas excelentes no Q3 para superar as fortes McLaren e Ferrari.

Lando Norris larga em segundo, depois que Oscar Piastri foi punido por atrapalhar Kevin Magnussen e caiu para quinto, atrás também da dupla da Ferrari. Charles Leclerc e Carlos Sainz, assim, formam a segunda fila.

Em batalha acirrada, a Mercedes levou a melhor contra a RB nos detalhes: George Russell sai em sexto e Lewis Hamilton parte de oitavo, enquanto Yuki Tsunoda é o sétimo e Daniel Ricciardo, nono. Nico Hülkenberg fecha o top-10 do grid, na frente de Sergio Pérez, eliminado no Q2. Fernando Alonso amargou a 19ª colocação na classificação de Ímola.

O GRANDE PRÊMIO separou cinco coisas que aprendemos no sábado do GP da Emília-Romanha, sétima etapa da Fórmula 1 2024:

Max Verstappen fez uma pole espetacular em Ímola (Foto: Red Bull Content Pool)

Verstappen dá show, Red Bull cresce e Pérez se joga no caos

Verstappen conquistou uma das maiores poles da carreira e a vibração extrema depois da classificação é a prova disso. Por mais incrível que possa parecer, o neerlandês não era favorito e nem grande candidato sequer. A verdade é que a Red Bull parecia perdidinha da silva até a hora que a definição do grid começou. Dali para frente, organizou a casa, mas contou com Max como muito mais que um diferencial. E a prova disso é que Pérez nem ao Q3 chegou, mostrando que o time não está exatamente incrível em Ímola. Ao contrário de Verstappen.

McLaren confirma força, mas perde pole na Emília-Romanha

A McLaren confirmou a força que tinha e foi a melhor equipe do sábado em Ímola. Perdeu a pole, sim, mas enquanto time foi o melhor. O resultado final sai bem abaixo do que os ingleses poderiam: de chance de fechar primeira fila para segundo e quinto, depois que Piastri foi punido. O ritmo de corrida é extremamente promissor, foi o carro mais veloz na simulação do TL2, então, por mais que tenha Verstappen pela frente, é para pensar em vencer de novo, sim.

Ferrari sai chamuscada do sábado e vê vitória distante

Não é como se a Ferrari tivesse vivendo um drama ou coisa parecida, mas a classificação foi decepcionante. Os italianos pareciam muito candidatos à pole e só não ficaram em quarto e quinto por conta da punição de Piastri. Sainz sofreu com os pneus macios, não pareceu totalmente adaptado às novidades do time. Leclerc já pegou a mão mais rapidamente, mas sofreu justamente no Q3. Dá para pensar até em pódio duplo, claro, mas o triunfo ficou meio distante.

Mercedes e RB desenham duelo pela quarta força em Ímola

É evidente que não há muito charme nesta briga, mas há uma briga, sim, pela quarta posição na ordem de forças em Ímola. De um lado, uma Mercedes que claramente evoluiu, mas que pariu um porco-espinho para fazer alguma coisa na classificação. De outro, uma RB que realmente se sente em casa no GP da Emília-Romanha, mas que talvez não esperasse largar atrás dos prateados. Há uma disputa interessante ali por alguns bons pontos.

George Russell parte da terceira fila em Ímola no domingo (Foto: Mercedes)

Alonso encaminha perda do 100% na zona de pontos em dia terrível

O feito de Alonso de estar sempre dentro do top-10 na F1 2024 parece com os dias contados. Se a Aston Martin já não está grandes coisas em Ímola, o espanhol teve um dia ainda mais abaixo, espancou o carro no TL3 e meio que só cumpriu tabela na classificação. Saindo de 19º, pontuar é tarefa quase impossível para o bicampeão.

Mesmo com a vitória em Miami, a McLaren segue em terceiro no Mundial de Construtores, com 124 pontos. Os ingleses aparecem 63 tentos abaixo da Ferrari e 115 atrás da Red Bull.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP da Emília-Romanha de Fórmula 1 e transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após treinos livres e classificação, além de antes e depois da corrida. No sábado, o TL3 será às 7h30 (de Brasília, GMT-3), ao passo que a classificação oficial está marcada para as 11h. Por fim, a largada está marcada para as 10h do domingo. 

Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.