5 coisas que aprendemos no sábado do GP da Itália de Fórmula 1 2023

Max Verstappen é favorito mesmo saindo de segundo, mas a Ferrari, com Carlos Sainz na pole e Charles Leclerc em terceiro, quer entrar no jogo e pode fazer o GP da Itália ficar divertidíssimo

A classificação do GP da Itália viu a Ferrari manter a força do fim de semana e cravar a pole com um Carlos Sainz muito determinado. Max Verstappen ficou em segundo, separando os companheiros de equipe italianos. Charles Leclerc, apesar do terceiro posto, ficou a menos de 0s07 de Sainz.

De todo modo, a Red Bull ainda parece muito forte e até favorita à vitória em Monza. Prova disso é que Sergio Pérez, sempre abaixo nas classificações, ainda ficou em quinto, logo atrás de um incrível George Russell.

Alexander Albon aparece em sexto no grid, seguido por Oscar Piastri. Aí surgem Lewis Hamilton e Lando Norris, que não conseguiram bater os companheiros de time. Fernando Alonso, fazendo o que dá com a Aston Martin, sai de décimo. As Alpine não passaram nem do Q1.

Carlos Sainz, Max Verstappen e Charles Leclerc formam o top-3 do grid da Itália (Foto: AFP)

Diante deste cenário, o GRANDE PRÊMIO aponta cinco coisas que aprendemos no sábado da 14ª etapa da temporada da F1 2023, na Itália:

Ferrari segura firme e faz pole. Vai resistir na corrida?

A Ferrari aguentou mais um dia, hein? Será que isso dura até o fim da corrida? Difícil cravar, duro de acreditar, inclusive, mas os italianos vivem um sonho em frente à torcida mais apaixonada do esporte a motor. O GP da Itália, pelo menos, tem toda cara de que vai ver a Ferrari lutando muito. E a expectativa está lá em cima, do tipo que não vencer será frustração. Mas é bom se preparar…

Verstappen ainda é favorito, mas largada decide quanto trabalho vai ter

É que a Red Bull é favorita em todas as corridas do ano, simples assim. Agora, com Max saindo de segundo na Itália e entre as duas Ferrari, há como ter alguma emoção aí. Ou uma forte emoção, quem sabe? Depende da largada, de como Sainz e Leclerc vão sair, de como Verstappen vai agir nas primeiras curvas. Mas, se até Pérez sai de boa posição, o holandês tem tudo para reverter o quadro desfavorável amanhã, especialmente no stint de pneus médios.

George Russell carregou a Mercedes na classificação em Monza (Foto: Mercedes)

Russell brilha e põe Mercedes com chances reais de pódio

A Mercedes parecia carta fora do baralho porque dificilmente renderia na classificação de Monza, mas Russell tinha um plano. Enquanto Hamilton sofreu bastante e ficou longe do top-3, o inglês já se meteu ali em quarto e, com o ritmo de corrida bom que costumam ter as Flechas de Prata, pode muito bem sair de lá com um trofeuzinho. É assim que se faz uma vice-campeã dos Construtores.

McLaren nega fogo e só deve pontuar de leve

A expectativa em cima da McLaren era alta de novo, até pela força que a equipe mostrou em voltas rápidas na Bélgica, mas não rolou. Considerando que os laranjinhas estão caindo nos domingos, complicou legal. É pensar em salvar pontos duplos, mas mais do que isso parece viagem.

Williams firme, Aston Martin pífia, Alpine patética

Da galera mais do meio e fim do pelotão, a Williams comprovou a força em pistas de alta, mas só pelas mãos de Albon, para variar. A Aston Martin voltou ao modo tristeza total do fim da primeira metade da F1 2023 e só não sofreu mais porque Alonso guia muito. Enquanto isso, a Alpine pegou o embalo do pódio de Pierre Gasly na Holanda e tacou no lixo, caindo com os dois carros no Q1. Duro imaginar até que pontue amanhã na Itália.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP da Itália, em Monza, 14ª etapa da temporada 2023. No sábado e no domingo, classificação e corrida também contam com transmissão em SEGUNDA TELA, NA GPTV, EM PARCERIA COM A VOZ DO ESPORTE. No domingo, a largada está marcada para as 10h (de Brasília, GMT-3).

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.