5 coisas que aprendemos no sábado do GP de São Paulo da Fórmula 1 2023

A sprint do GP de São Paulo mostrou a força da Red Bull, mas também da McLaren. É que Max Verstappen e Lando Norris simplesmente tiveram atitudes opostas na largada e ali tudo foi decidido

A sprint do GP de São Paulo teve a decisão acontecendo na largada. Neste sábado (4), Max Verstappen atropelou Lando Norris mais uma vez, em momento estranho em que o britânico não fez qualquer resistência na primeira curva, mesmo saindo da pole.

A verdade é que a diferença de atitude dos dois decidiu a corrida ali mesmo. O pódio da corrida curta ainda teve Sergio Pérez, recuperando-se de uma largada ruim. Depois, George Russell e Charles Leclerc, que sofreram com ritmo de Mercedes e Ferrari.

Yuki Tsunoda foi a surpresa do dia, colocando uma rapidinha AlphaTauri em sexto, na frente de Lewis Hamilton e Carlos Sainz. A Aston Martin, mesmo sem pontos, mostrou ritmo, em bela escalada depois de classificação ruim.

Diante deste cenário, o GRANDE PRÊMIO aponta cinco coisas que aprendemos no sábado da 20ª etapa da temporada da F1 2023, em São Paulo:

Max Verstappen levou a melhor em cima de Lando Norris na sprint (Foto: Rodrigo Berton/Warm Up)

Red Bull e McLaren estão próximas, mas atitude de pilotos pode decidir tudo de novo

Apesar de nova vitória de Verstappen, o ritmo da Red Bull em São Paulo não parece 100% definitivo. É o carro mais rápido e consistente? Muito provavelmente, mas a McLaren não está longe com Norris, não. O ponto é que não adianta só ter velocidade. E o britânico, extremamente talentoso, está devendo em atitude na hora de vencer. Falta querer mais, sangue no olho aí.

Mercedes oscila de vez e cai até em ritmo de corrida. Pódio já não parece mais tão próximo

A Mercedes é uma incógnita completa para domingo. A sprint não foi nada promissora, mas nada mesmo, só que o dia seguinte pode ser completamente diferente. As temperaturas devem cair, isso pode ajudar legal as Flechas de Prata, que basicamente são inimigas da coerência. Fato é que o pódio, que parecia bem perto na sexta-feira, ficou mais distante pelo ritmo apresentado.

Ferrari promete que planejou performance apagada. Dá para confiar?

A Ferrari conseguiu ter ritmo ainda mais medíocre que o da Mercedes, sofreu com pneus, com superaquecimento dos motores, com a vida. Bom, segundo a chefia de Frédéric Vasseur, tudo planejado, pensando na tática do domingo. Dá para confiar plenamente? Não dá, mas há um plano aí. É ver se ele dá certo e os italianos sonham com pódio com Leclerc. Para Sainz, largando mais na muvuca, complicado com o carro que tem.

Aston Martin na segunda fila é receita para caos que GP de São Paulo precisa

A Aston Martin sofreu bastante na classificação da sprint, mas mais por azar do que por falta de qualidade. Lance Stroll foi atrapalhado por bandeira vermelha, enquanto Fernando Alonso bateu com Esteban Ocon e não voltou mais. Aí, na corrida curta, uma reação digna, mas fora dos pontos. O ritmo ali não foi dos piores, não, inclusive. No domingo, o esquema é outro: os verdinhos saem da segunda fila, mas o desafio também é bem maior. Pódio? Improvável. Top-5, mais do que possível.

Yuki Tsunoda fez ótima corrida sprint em São Paulo (Foto: Rodrigo Berton/Warm Up)

AlphaTauri vem muito atrás no grid, mas pode sair atropelando

Com ritmo ainda melhor que da Aston Martin e talvez até mais forte que Mercedes e, principalmente, Ferrari, a AlphaTauri virou a atração do dia na sprint e pode brilhar de novo no domingo. Saindo muito, muito longe dos pontos, o time italiano parece ter forças para bater, sim, ao menos Williams, Haas e a capenga Alpine. O top-10 é o caminho.

GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades AO VIVO e EM TEMPO REAL e cobre o GP de São Paulo de Fórmula 1 ‘in loco’ com Evelyn GuimarãesGabriel CarvalhoGabriel CurtyJoão Pedro NascimentoLuana MarinoPedro Henrique Marum Rodrigo Berton.

Em SEGUNDA TELA, o GP acompanha a etapa com transmissões da classificação, da sprint e da corrida. Na sexta-feira, no sábado e no domingo, o BRIEFING repercute tudo que acontece na etapa brasileira.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.