5 coisas que aprendemos no sábado do GP de Singapura da Fórmula 1 2024

A Ferrari desmoronou lindamente e não compareceu ao duelo com a McLaren na classificação do GP de Singapura. O resultado foi uma pole firme de Lando Norris, que vai ter mais uma oportunidade de tentar segurar Max Verstappen lado a lado em uma largada

O esperado duelo entre Lando Norris e Charles Leclerc pela pole do GP de Singapura simplesmente não aconteceu. Neste sábado (21), a Ferrari não compareceu ao embate e sumiu, ficando com uma tenebrosa quinta fila com os dois carros. Lando e a McLaren, enquanto isso, confirmaram o favoritismo, mas ganharam um presente de grego na primeira fila: a presença de Max Verstappen, recuperado com a Red Bull.

A Mercedes teve um dia bem melhor que a encomenda e lacrou a segunda fila, com Lewis Hamilton na frente de George Russell. Depois, Oscar Piastri, que realmente não conseguiu acompanhar o ritmo de Norris, mesmo com uma tentativa a mais no Q3.

Nico Hülkenberg fecha a terceira fila em resultadaço da Haas, na frente de Fernando Alonso e Yuki Tsunoda, que devem brigar por ali. Só aí, então, aparecem Leclerc e Carlos Sainz, que zeraram o Q3: o monegasco, por volta deletada e o espanhol, batendo. Sergio Pérez larga só em 13º, atrás das Williams.

O GRANDE PRÊMIO separou cinco coisas que aprendemos no sábado do GP de Singapura, 18ª etapa da Fórmula 1 2024:

Lando Norris brilhou sozinho e conquistou a pole em Singapura (Foto: McLaren)

Norris faz trabalho correto e vence duelo que não aconteceu com Leclerc em Singapura

Não teve mágica, nem nada parecido, mas Norris foi bastante correto, fez o dever de casa bem feito. O que era para ser um duelo de equipes virou um desfile, praticamente. Por mais que Verstappen e as Mercedes tenham crescido, a verdade é que as ausências de Piastri, Sainz e, principalmente, Leclerc ajudaram muito a missão de Lando. O inglês não tem nada com isso, aproveitou e, no fim, teve um presente de grego chegando: Max na primeira fila com ele, o pior pesadelo. É mais uma chance de terminar a primeira volta líder depois de largar na pole. Agora vai?

Verstappen e Red Bull fazem mágica e viram candidatíssimos

Verstappen parece andar em uma montanha-russa na F1 2024. O nível do neerlandês esteve muito alto quase o tempo todo, mas a Red Bull não conseguiu acompanhar. Mesmo em Singapura, a história é de idas e vindas: do temor de ficar fora do Q3 depois do TL2 ao suspiro: segundo lugar e um carro que está ali, de certa forma. É muito candidato a vencer, até pelo histórico nos confrontos diretos com Norris, principal rival e dono do melhor equipamento.

Mercedes lacra segunda fila e parte em busca do improvável em Singapura

A segunda fila é toda da Mercedes e essa talvez seja a melhor notícia para os prateados desde a volta das férias. É que a equipe era a grande sensação da F1 antes da pausa e voltou cambaleando, sofrendo até para beliscar pódio. Em Singapura, dificilmente vai além de um top-3 de novo, mas pode sonhar, até porque há um potencial bélico nesse Norris x Verstappen, olhando para o campeonato.

Ferrari falha feio e só vai evitar fracasso total com milagre

A Ferrari deixou a sexta-feira com uma leve preocupação em relação ao ritmo de corrida, mas confiava tanto na volta rápida que, saindo da frente, poderia muito bem controlar tudo em uma pista de tão difícil ultrapassagem. Bom, agora vai chegar nessa pista saindo de nono e décimo. Deu tudo errado, com Sainz lutando para se encontrar e acabando no muro e aí, efeito dominó: tentativa única para o resto e justo Leclerc com volta deletada. Volta tenebrosa, diga-se. Muito frustrante.

Sainz bateu, e Ferrari não teve classificação feliz em Singapura (Foto: AFP)

Hülkenberg surpreende e Pérez fracassa: de novo?

Incontáveis foram as vezes em que, especialmente aos sábados, Hülkenberg foi um destaque positivo e Pérez, negativo. Aconteceu de novo e aconteceu com força, já que o alemão pegou uma inesperada terceira fila com a Haas e Checo, com um carro que parece ter melhorado muito, não foi nem ao Q3. Em uma pista boa para ele, aliás. Difícil entender como o mexicano falha tanto.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP de Singapura de Fórmula 1 e transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após treinos livres e classificação, além de antes e depois da corrida. No domingo (22), os pilotos disputam a corrida em Marina Bay a partir das 9h (de Brasília, GMT-3).

Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
LEIA TAMBÉM: Sauber rejeita Bortoleto e prepara anúncio de Bottas nos próximos dias

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.