5 coisas que aprendemos no sábado do GP dos EUA da Fórmula 1 2023

O sábado de sprint no GP dos EUA teve domínio completo de um Max Verstappen que mostrou que, ainda que largue em sexto no domingo, tem totais condições de vencer. É até favorito, inclusive

Max Verstappen cravou uma pole apertada, mas venceu com extrema facilidade horas depois na sprint do GP dos EUA. Neste sábado (21), o holandês deixou claro que, ainda que largue apenas de sexto no domingo, tem grandes chances de triunfar, inclusive é favorito a isso.

Só não é uma pedra mais cantada justamente pelo grid embaralhado. Assim, há briga com Ferrari, Mercedes e McLaren. Lewis Hamilton foi segundo na sprint, com Charles Leclerc e Lando Norris cruzando a linha final na sequência.

Relacionadas


Sergio Pérez foi apenas o quinto colocado, na frente de um Carlos Sainz que lutou enquanto era possível com pneus macios. Pierre Gasly, em ótima jornada, foi sétimo, seguido por George Russell, que levou punições na classificação e na corrida, fechando os pontos. Fernando Alonso sofreu de novo e, assim como Oscar Piastri, não pontuou.

Diante deste cenário, o GRANDE PRÊMIO aponta cinco coisas que aprendemos no sábado da 18ª etapa da temporada da F1 2023, nos EUA:

Max Verstappen venceu a corrida sprint dos EUA e é favorito mesmo largando em 6º domingo (Foto: AFP)

Verstappen sobra e se prova favorito até largando de sexto

Verstappen dava impressão de ter chances de vitória já na sexta-feira, quando sofreu na classificação e ficou com a sexta melhor marca. Depois do sábado, já ocupa até status de favorito. Não é pouca coisa o que tem de recuperar, não, mas a Red Bull é, de novo, consideravelmente melhor. Nas mãos do holandês, costuma beirar o imbatível. Pode muito bem triunfar de novo depois do passeio na sprint.

Ferrari sofre no fim e volta a ligar alerta para desgaste de pneus

Leclerc chegou com o ritmo bem comprometido na reta final, mas salvou a terceira posição. De pneus macios, em tática suicida, Sainz se salvou de um desastre e ainda foi sexto. O ponto é que a Ferrari realmente gasta mais os pneus que as rivais e isso ficou claro de novo no sábado texano. Pode estar aí o impeditivo para brigar domingo, especialmente com Verstappen.

2º lugar de Hamilton indica: Mercedes briga no domingo dos EUA

A Mercedes vem para a disputa no domingo também. Mais um dia em que o time mostrou ritmo, o resultado veio, a posição de grid é excelente. Nada impede que a equipe pense até em vitória em Austin, a chance existe, a Ferrari tem suas vulnerabilidades e Verstappen vem atrás. Não são favoritos, mas são reais candidatos pelas mãos de Hamilton.

McLaren fica fora do pódio na sprint, mas nada que impeça de sonhar

Quarto lugar com Norris e a McLaren pontuou menos do que gostaria, mas nada que tenha acabado com o fim de semana. Há uma chance real de pódio amanhã e, caso Verstappen não atropele todo mundo, até de vitória. A McLaren não parece ter ritmo exatamente pior que Mercedes e Ferrari, assim, largando de segundo, é mais uma no bolo. É uma briga de mão quádrupla.

Gasly vem em ótimo fim de semana nos EUA (Foto: AFP)

Aston Martin está realmente fora de combate, ao contrário da Alpine

A Aston Martin tem absolutamente tudo para zerar com força na etapa dos EUA. Nada salva ali, até Alonso já entregou os pontos depois da classificação pífia e de um sábado tão ruim quanto. Por outro lado, a Alpine está digna, especialmente pelas mãos de Gasly, que foi aos pontos na sprint e larga de sétimo no domingo. Pode ser um fim de semana legal dos franceses.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP dos Estados Unidos de Fórmula 1. No domingo, a corrida oficial larga às 16h. O GRANDE PRÊMIO ainda exibe classificação, corrida curta e a corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporteatravés da GPTV — o início das transmissões se dá 15 minutos antes das atividades.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.