Newey admite dificuldades na F1 em 1994: “Pensei em desistir depois da morte de Senna”
Adrian Newey disse que o FW16 da Williams era “aerodinamicamente instável” e ficou muito comovido com a morte de Ayrton Senna em Ímola
Adrian Newey está de mudança para a Aston Martin em 2025 e tem um histórico vitorioso como projetista na Fórmula 1. Porém, o ‘mago da aerodinâmica’ também enfrentou algumas dificuldades em sua trajetória e até pensou em desistir do esporte após a trágica morte de Ayrton Senna durante o GP de San Marino de 1994.
A Fórmula 1 passou por uma mudança no regulamento de 1994 que proibia o uso de uma série de recursos eletrônicos, como suspensão ativa, câmbio automático e controle de tração. E apesar da exclusão dos sistemas auxiliares, a potência dos motores não foi reduzida, o que tornou a pilotagem dos carros mais complicada.
A Williams, que dominou a F1 em 1992 e 1993, foi uma das equipes que mais sofreu com as diretivas de 1994 e Newey, que projetou o carro daquela temporada, reconheceu que o FW16 era “aerodinamicamente instável” e “difícil de guiar”.
Os problemas com o carro, aliado à pouca segurança da época, acabaram resultando no acidente fatal de Senna. E Newey admitiu que pensou em desistir da Fórmula 1 depois da morte do brasileiro.
“O carro de 1994 era aerodinamicamente instável. Tínhamos dois anos com suspensão ativa e, quando a mudança nas regras exigiu que voltássemos à suspensão convencional, estraguei a aerodinâmica. O carro era muito difícil de guiar e quanto mais oscilações na pista, pior ele ficava. Ímola estava com muitas oscilações, mas Senna guiou nessas condições. A confiança do Ayrton era enorme”, lembrou Newey.
“Depois da morte de Senna pensei em desistir. Se após uma tragédia dessa você não pensar em parar, então há algo de errado com você. Mas se o diretor-técnico Patrick Head e eu tivéssemos parado, tudo na Williams teria desabado”, finalizou o britânico.
A Fórmula 1 está oficialmente de férias. A próxima atividade é exatamente a sessão de testes coletivos de pré-temporada, marcada para os dias 26, 27 e 28 de fevereiro, no Bahrein. A temporada 2025 começa com o GP da Austrália, entre os dias 14 e 16 de março.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.