Newey mira continuidade de projeto em 2023 após sucesso do RB18: “Conhecemos melhor”

Projetista da Red Bull garantiu que RB19, carro do próximo ano, não terá mudanças radicais de conceito com relação ao bólido vencedor de 2022

Time que está ganhando não se mexe, já diria o ditado. É com esse conceito em mente que a Red Bull já prepara os trabalhos do carro para a próxima temporada da Fórmula 1, em 2023. Peça fundamental do sucesso taurino na categoria, o projetista Adrian Newey garantiu que o departamento de design da equipe dos energéticos seguirá apostando no projeto do RB18.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

A hora é de continuar colhendo os frutos do carro deste ano e estabelecer ainda mais bases de desempenho no RB19, bólido taurino de 2023. Novas ideias irão surgir, claro, mas não haverá uma mudança radical no design da Red Bull — ao menos, foi o que garantiu Newey.

“Nós vamos continuar desenvolvendo nosso conceito porque o conhecemos melhor. Mas não me arrisco a dizer que o nosso caminho é o melhor. É bem possível que mais alguém vai ‘virar a chavinha’ com uma ideia melhor”, afirmou o cauteloso projetista.

CHRISTIAN HORNER; ADRIAN NEWEY; RED BULL; F1; FÓRMULA 1;
Adrian Newey: peça-chave do sucesso da Red Bull em 2022 (Foto: Red Bull Content Pool)

O RB18 foi o carro mais vencedor da carreira de Newey: 17 vitórias em 22 corridas e aproveitamento de 77,27%. O bólido guiou a equipe taurina aos títulos do Mundial de Pilotos, com o bicampeonato de Max Verstappen, e também do Mundial de Construtores.

Inicialmente cético com relação ao novo regulamento técnico da Fórmula 1 para 2022, já que considerava as regras muito prescritivas, o projetista se surpreendeu com a variedade de ideias apresentadas pelas equipes. Newey alertou que novos designs e conceitos podem aparecer em 2023, assim como aconteceu neste ano.

RB18 dominou a F1 2022 (Foto: Red Bull Content Pool)

“Significa que nenhum de nós está absolutamente certo e deve haver algo melhor. Você nunca pode isolar coisas como as asas ou os sidepods. Tudo só funciona como um pacote. Uma peça da Ferrari não vai encaixar no nosso carro, e vice-versa. Há sempre uma interação entre os elementos do carro”, analisou.

“Nós ainda não sabemos onde vamos parar com o desenvolvimento dos nossos próprios conceitos. Talvez outro (conceito) tenha um potencial muito maior de evolução. Pense sobre o difusor duplo: essa brecha sempre existiu, só não havia sido descoberta por ninguém”, exemplificou, por fim, o projetista.

AS 10 TEMPORADAS MAIS VITORIOSAS DA HISTÓRIA DA F1
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.