Newey festeja RB18, mas credita Verstappen por sucesso: “Absolutamente irretocável”

Carro mais vencedor da carreira do projetista, RB18 é fruto de trabalho na Red Bull para "equilibrar performance" e superar ritmo da Ferrari no começo da F1 2022 — de acordo com o próprio Newey

O RB18 já é, oficialmente, o carro mais vencedor de Adrian Newey. Peça fundamental do sucesso da Red Bull na Fórmula 1, o projetista viu Max Verstappen vencer o GP do Japão do último domingo — a 12ª vitória do holandês na temporada de 2022 da principal categoria de automobilismo do mundo.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Somando também os dois triunfos de Sergio Pérez no ano, a equipe taurina conquistou 14 vitórias em 18 corridas na atual temporada — 77,77% de aproveitamento. Informado da estatística ainda em Suzuka, Newey revelou surpresa.

“Não sou muito bom com números, mas é ótimo saber disso! Obviamente, tivemos uma boa trajetória. Acho que a Ferrari tinha um carro muito rápido no começo do campeonato e, em muitas corridas — sendo sincero —, eles eram provavelmente mais rápidos do que nós”, contou o projetista.

Projetista é peça fundamental no sucesso taurino (Foto: Red Bull Content Pool)

“Mas penso que conseguimos administrar isso, equilibrar a performance do carro e fazê-lo funcionar em todos os circuitos do calendário”, completou.

Após fazer questão de creditar toda a equipe da Red Bull — tanto a presente na fábrica em Milton Keynes, quanto a que acompanha o time nas viagens —, Newey jogou, para o agora bicampeão mundial Verstappen, a responsabilidade pelo sucesso do RB18.

Max Verstappen venceu sem sofrer sustos no Japão e garantiu o bi (Foto: Red Bull Content Pool)

“Max foi absolutamente espetacular esse ano. Claro, cometeu um erro em meio ao tráfego em Singapura — mas, fora isso, foi absolutamente irretocável. Ele tem sido muito maduro e sempre teve a velocidade ao seu lado — então penso que ele merece cada pedaço do sucesso que está tendo esse ano”, finalizou o projetista.

Fórmula 1 continua na próxima semana, entre os dias 21 e 23 de outubro, direto de Austin, no Texas, com o GP dos Estados Unidos. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades AO VIVO e em TEMPO REAL.

LEIA TAMBÉM
+ CEO da McLaren afaga Ricciardo após divórcio: “Sou grande fã, e isso nunca vai mudar”

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.