Advogados de Massa notificam Ferrari, Renault e Briatore para preservar provas de 2008

Advogados de Felipe Massa enviaram aviso de preservação de documentos para Ferrari, Renault, o banco ING, Flavio Briatore, Pat Symonds e Steve Nielsen com finalidade de guardar qualquer prova que ajude na ação movida pelo brasileiro

Os advogados de Felipe Massa deram mais um passo na ação que busca reconhecer o piloto brasileiro como campeão mundial de Fórmula 1 de 2008. Os representantes de Felipe enviaram notas de preservação para Ferrari, Alpine [antiga Renault], o banco ING, Flavio Briatore, Pat Symonds e Steve Nielsen.

As notas de preservação servem para que os envolvidos na situação tomem medidas para evitar a destruição ou qualquer modificação em documentos relacionados ao tema do potencial litígio, do qual Massa move ação.

Além da Ferrari — antiga equipe de Felipe — e da Renault — equipe que manipulou o GP de Singapura em prol de Fernando Alonso —, também foram notificados Flavio Briatore (ex-chefe de equipe do time de Enstone), Pat Symonds (antigo engenheiro de Nelsinho Piquet e atual diretor-técnico da F1), além do banco ING, que era patrocinador da Renault, e Steve Nielsen, diretor-esportivo da FIA.

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Felipe Massa quer ser reconhecido como campeão de 2008 (Foto: Guilherme Bloisi/GRANDE PRÊMIO)

Entenda o caso:

No início de março, o ex-chefão da F1, Bernie Ecclestone, deu entrevista ao site alemão F1 Insider e revelou que já sabia do escândalo Crashgate, em Singapura, ainda em 2008, mas que decidiu não expor a informação, e que considera o brasileiro como o legítimo campeão mundial.

Na ocasião, a F1 viveu um escândalo de manipulação de resultado no GP de Singapura. O brasileiro Nelsinho Piquet bateu propositalmente com a Renault a fim de beneficiar o companheiro de equipe Fernando Alonsoque venceu a corrida e não tinha relação com a disputa de título. Massa foi um dos grandes prejudicados, já que partiu da pole-position e liderava até o acidente de Nelsinho.

Desde a declaração de Bernie, Felipe demonstrou o desejo de revisar o resultado do campeonato, inclusive avaliando uma possível ação na justiça. Ao GRANDE PRÊMIO, em março, o brasileiro falou sobre a decepção em ouvir o que foi dito pelo ex-mandatário da categoria.

“Uma situação inaceitável, que me deixou triste ao tomar conhecimento que o chefão da Fórmula 1 e o chefão da FIA souberam em 2008 e se calaram. Isso é muito grave e inadmissível para o esporte”, disse Massa.

O escândalo do Crashgate foi revelado em 2009, pouco tempo depois de Piquet ser demitido na Renault. Tanto Flavio Briatore, chefe de equipe, quanto Pat Symonds, diretor de engenharia, foram banidos da Fórmula 1, mas eventualmente reverteram a decisão na corte francesa e concordaram em se afastar do Mundial. Nelsinho nunca mais correu na categoria.

Na época, Felipe chegou a vocalizar pedidos para que o resultado do GP de Singapura fosse anulado, mas o estatuto da FIA tornou a opção impossível, já que segundo o Código Internacional Esportivo, a decisão do campeonato não poderia ser alterada após a cerimônia de premiação do órgão.

A investigação da FIA também não apontou evidências de que Alonso e a maior parte da equipe Renault sabiam do plano de batida proposital e auxiliassem na execução. O órgão entendeu que seria injusto mudar o resultado.

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