Massa reage a fala de Ecclestone e estuda ação por título de 2008: “Quero justiça”

Felipe Massa estuda até ação judicial para ser reconhecido como campeão de 2008 depois das declarações de Bernie Ecclestone, que sabia da armação da batida de Nelsinho Piquet em Singapura. Brasileiro falou ao GRANDE PRÊMIO

15 anos depois, a disputa de título da Fórmula 1 entre Felipe Massa e Lewis Hamilton voltou a ser notícia. No início de março, o ex-chefão da F1, Bernie Ecclestone, deu entrevista ao site alemão F1 Insider e revelou que já sabia do escândalo Crashgate, em Singapura, ainda em 2008, mas que decidiu não expor a informação, e que considera o brasileiro como o legítimo campeão mundial.

Na ocasião, a F1 viveu um escândalo de manipulação de resultado no GP de Singapura. O brasileiro Nelsinho Piquet bateu propositalmente com a Renault a fim de beneficiar o companheiro de equipe Fernando Alonso, que venceu a corrida e não tinha relação com a disputa de título. Massa foi um dos grandes prejudicados, já que partiu da pole-position e liderava até o acidente de Nelsinho.

No período de safety-car, Massa teve a corrida completamente comprometida ao deixar os boxes ainda com a mangueira de reabastecimento conectada, por um erro de comunicação da Ferrari. O brasileiro foi punido e terminou a prova apenas na 13ª posição. Eventualmente, Felipe perdeu o campeonato para Lewis Hamilton, então na McLaren, por apenas um ponto.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Nelsinho Piquet bateu de propósito no GP de Singapura de 2008 (Foto: Reprodução)

Desde a declaração de Bernie, Felipe demonstrou o desejo de revisar o resultado do campeonato, inclusive avaliando uma possível ação na justiça. Ao GRANDE PRÊMIO, o brasileiro falou sobre a decepção em ouvir o que foi dito pelo ex-mandatário da categoria.

“Uma situação inaceitável, que me deixou triste ao tomar conhecimento que o chefão da Fórmula 1 e o chefão da FIA souberam em 2008 e se calaram. Isso é muito grave e inadmissível para o esporte”, disse Massa.

Questionado sobre, Felipe ainda não especificou se, caso a ação judicial realmente ganhar uma sequência, se será realizada dentro do Brasil ou na Europa. Perguntado se gostaria de dividir o título com Lewis ou ser reconhecido como único campeão, o brasileiro foi curto e direto: “Só quero justiça”.

Fernando Alonso venceu GP de Singapura em 2008 (Foto: Fórmula 1)

O escândalo do Crashgate foi revelado em 2009, pouco tempo depois de Piquet ser demitido na Renault. Tanto Flavio Briatore, chefe de equipe, quanto Pat Symonds, diretor de engenharia, foram banidos da Fórmula 1, mas eventualmente reverteram a decisão na corte francesa e concordaram em se afastar do Mundial. Nelsinho nunca mais correu na categoria.

Na época, Felipe chegou a vocalizar pedidos para que o resultado do GP de SIngaprua fosse anulado, mas o estatuto da FIA tornou a opção impossível, já que segundo o Código Internacional Esportivo, a decisão do campeonato não poderia ser alterada após a cerimônia de premiação do órgão.

A investigação da FIA também não apontou evidências de que Alonso e a maior parte da equipe Renault sabiam do plano de batida proposital e auxiliassem na execução. O órgão entendeu que seria injusto mudar o resultado. Felipe falou sobre a diferença da bomba que surgiu em 2009 com a declaração de 2023.

Felipe Massa no pit em SIngapura (Foto: Ferrari Media)

“O Bernie nunca tinha se posicionado como se posicionou recentemente, dizendo que sempre soube o que aconteceu e que eu sou, na opinião dele, o campeão de 2008. Eu consultei, na época, os advogados da Ferrari, fomos atrás também de outros advogados e a resposta foi que nada poderia ser feito. Eu, logicamente, acreditei nessa situação”, completou.

Felipe também revelou que ainda não comentou sobre a situação com Stefano Domenicali, que era chefe de equipe da Ferrari em 2008 e hoje virou CEO da Fórmula 1. Atualmente, Massa compete na Stock Car pela Lubrax Podium e ocupa a 27ª posição no campeonato após uma etapa, ainda sem pontuar.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.