Ainda sem carro pronto, Renault coloca em xeque presença em testes e só promete “motorhome e café”

A Renault ainda não sabe se vai contar com um carro pronto para o dia de filmagens ou mesmo para o começo da pré-temporada em Barcelona. De acordo com Cyril Abiteboul, a equipe gastou tempo demais desenvolvendo novidades no túnel de vento e agora precisa correr contra o tempo para terminar de montar o novo R.S.19

O ano começa com contratempos na Renault. Cyril Abiteboul, chefe da equipe francesa, revelou que o novo R.S.19 ainda não está pronto para andar na pista. Restando menos de uma semana para o começo da pré-temporada, o dirigente já admite: é possível que os planos de shakedown e de presença no começo dos testes em Barcelona sejam abortados.
 
"Estamos super apertados", resumiu Abiteboul, perguntado pelo site norte-americano 'Motorsport.com'. "Dividindo um pequeno segredo, temos um shakedown previsto para o sábado, durante o dia de filmagem, e nesse momento pode ser ou pode não ser que aconteça", seguiu.
 
Perder um dia de shakedown seria um problema, já que a atividade é importante para descobrir possíveis problemas de performance antes do início dos testes. Mas problema grande de verdade seria não participar de um dos apenas oito dias de pista antes do GP da Austrália.
 
"Nesse momento, não temos certeza de nada. Vamos ter dois pilotos que vão estar lá se vocês quiserem conversar e tomar café. A gente deve ter um motorhome e uma máquina de café funcionando, mas essas são as únicas coisas que eu tenho 100% de certeza", brincou.
O Renault R.S.19 está pronto no computador. Já na vida real… (Foto: Renault)
De acordo com Abiteboul, a causa da preocupação é simples: talvez a Renault tenha passado tempo demais desenvolvendo o carro e tempo de menos produzindo peças novas.
 
"Sabemos que existe uma relação direta entre o tempo que você gasta no túnel de vento e quão competitivo você é", explicou Abiteboul. "A gente está sempre flertando com o limite, mas talvez a gente tenha ido um pouco além do limite. É por isso que estou com a cabeça na área de produção. Acho que no próximo ano vamos precisar ser mais conservadores. Isso não é só uma questão de performance, e sim também de confiabilidade. Você não quer fazer o shakedown e perceber que algo não está funcionando. É um exercício de equilíbrio", encerrou.

A pré-temporada da F1 começa em 18 de fevereiro, em Barcelona. A temporada em si se inicia em 17 de março, data do GP da Austrália.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.