Ajustes nas asas traseiras: atualizações das equipes para GP da Arábia Saudita de 2024

As principais revisões nos carros foram para controlar o arrasto aerodinâmico no circuito de Jedá, na Arábia Saudita. Confira as mudanças das equipes

A Fórmula 1 realiza neste final de semana apenas a sua segunda corrida da temporada 2024, mas várias equipes promoveram ajustes em seus respectivos carros para a etapa da Arábia Saudita. Das dez escuderias, apenas Alpine, Haas e Sauber optaram por não mexer em nada, enquanto as demais demonstraram preocupação com o arrasto aerodinâmico no veloz circuito de rua de Jedá.

A Red Bull, por exemplo, mexeu na asa traseira, além da beam wing — asa menor que ajuda a direcionar o ar sujo para a parte de trás do carro — para controlar o arrasto. Os taurinos também fizeram pequenas modificações na geometria da cobertura do motor para manter a unidade de potência dentro do limite operacional, otimizando a confiabilidade.

Na Williams, o arrasto também foi uma questão, por isso o time inglês também promoveu ajustes na beam wing. A entrada de ar próxima à roda frontal também passou por modificações para melhorar o resfriamento dos freios.

Na RB, tampa do motor e frisas de resfriamento na carroceria foram acertadas para a pista de Jedá. Houve ainda uma redução na carga da asa dianteira para melhorar o equilíbrio e uma diminuição da curvatura da asa traseira para melhorar o arrasto.

A Red Bull também promoveu pequenas mudanças específicas para Jedá (Foto: Red Bull Content Pool)

A Mercedes, por sua vez, mexeu nas entradas de ar próximas à roda traseira por conta da carga aerodinâmica. Ferrari e McLaren também promoveram atualizações na parte de trás do carro — asa traseira e beam wing — para otimizar a pressão aerodinâmica.

Aston Martin, por fim, optou por uma revisão nas entradas de ar próximas às rodas frontais para melhorar o fluxo de ar, além de também uma modificação na asa traseira por conta do arrasto aerodinâmico do circuito de Jedá.

A temporada 2024 da Fórmula 1 continua já na próxima semana, entre a quinta-feira (7) e o sábado (9), com o GP da Arábia Saudita, em Jedá. O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades e transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após segundo treino livre e classificação, além de antes e depois da corrida.

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente:Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.