Albon mantém Toro Rosso como surpresa e crava melhor tempo da semana de testes da F1 em Barcelona

Na última meia hora de sessão nesta manhã, Alexander Albon tratou de melhorar o tempo estabelecido na última quarta-feira por Daniil Kvyat. Com 1min17s637 e pneus C5, o anglo-tailandês voltou a colocar a Toro Rosso, empurrada pelo motor Honda, no topo da tabela de tempos em Barcelona

Charles Leclerc, Lewis Hamilton e Daniel Ricciardo chegaram a ocupar o topo da tabela de tempos da manhã desta quinta-feira (21), quarto dia de testes coletivos da F1 em Barcelona. Mas aí apareceu Alexander Albon, um dos estreantes do Mundial em 2019, para manter a Toro Rosso como surpresa nesta semana inicial de pré-temporada e marcou o melhor tempo da semana até o momento: o anglo-tailandês registrou 1min17s637 e superou a volta do companheiro de equipe Daniil Kvyat, registrado na tarde de quarta-feira. Albon fez uso dos pneus C5, os mais rápidos disponibilizados pela Pirelli neste ano.
 
Os melhores tempos registrados por Ricciardo, da Renault, e Hamilton, com a Mercedes, também foram com os pneus C5. As marcas ficaram muito próximas do que registrou Leclerc, com uma Ferrari que novamente mostrou a combinação entre confiabilidade (novamente o piloto com mais voltas completadas, acima de 70) e velocidade. O monegasco não fez muita força para anotar 1min18s046 com os pneus C3. Ainda que os tempos de volta sejam sempre relativos neste momento, o que fica exposta é o poderio da nova SF90.
 
Companheiro de equipe de Kimi Räikkönen, Antonio Giovinazzi colocou a Alfa Romeo em quinto com 1min18s511, seguido por outro carro empurrado por motor Ferrari, a Haas VF-19 guiada por Romain Grosjean que, nesta manhã, não enfrentou os problemas apresentados pelo novo carro preto e dourado na última quarta-feira. 
Alexander Albon registrou o melhor tempo da semana até agora em Barcelona (Foto: Getty Images/Red Bull Content Pool)

Pierre Gasly colocou a Red Bull em sétimo, seguido por Lando Norris, novo piloto da McLaren. A Racing Point ficou em nono com Lance Stroll, que se posicionou apenas à frente da sua ex-equipe, a Williams, com Robert Kubica trabalhando em um programa muito particular, sobretudo no começo do período, com a avaliação do novo FW42 em testes aerodinâmicos. Na sua melhor volta, o polonês foi 4s mais lento que Albon.

 
Duas mudanças no alinhamento dos pilotos estão definidas para a tarde: Valtteri Bottas assume o volante do W10 no lugar de Hamilton, enquanto Nico Hülkenberg substitui Ricciardo no cockpit da Renault.
 

GRANDE PRÊMIO cobre ‘in loco’ a pré-temporada da F1 em Barcelona com os repórteres Evelyn Guimarães, Vitor Fazio, Eric Calduch e o fotógrafo Xavi Bonilla. Acompanhe tudo aqui.

Saiba como foi a manhã do quarto dia de testes da F1

A sessão começou com carros saindo de imediato à pista. Mas engana-se quem pensa que isso é garantia de ação: as cinco equipes que se aventuravam faziam apenas voltas de instalação. Fazia sentido, já que a sensação térmica de 3º C não era particularmente convidativa para testes mais aprofundados. Lando Norris, por exemplo, somava quatro voltas de instalação pela McLaren, nenhuma delas com tempo cronometrado.

 
A quinta volta acabou sendo custosa para Norris. Com pneus C4, o britânico perdeu controle na curva 5, passou reto e atolou na caixa de brita. O incidente exigiu uma bandeira vermelha de 14 minutos, tempo necessário para resgatar o bólido laranja.
 
Com bandeira verde, o teste começou para valer. Romain Grosjean abriu os trabalhos com a Haas, encaixando uma sequência de 11 voltas, a melhor delas sendo em 1min20s851. Charles Leclerc, responsável pela Ferrari no dia, fez o mesmo em seguida: 1min21s029 após sete giros. O monegasco logo voltou aos boxes, mas não sem antes perder pelo caminho o que aparentava ser um sensor encaixado na asa dianteira. Antonio Giovinazzi e Lance Stroll eram os outros dois com tempos anotados, ambos na casa de 1min21s.
Charles Leclerc acelera com a Ferrari nesta quinta-feira em Barcelona (Foto: Ferrari)
O sol logo começou a bater diretamente na pista, mostrando um clima lentamente mais convidativo. Grosjean aproveitou o calor crescente para conseguir o tempo de 1min19s905, melhor do dia com sobras. Isso após 16 voltas, também melhor registro. Daniel Ricciardo, pela Renault, conseguiu 1min20s719 para surgir em segundo.
 
Foi nessas condições que um protagonista finalmente resolveu mostrar a que veio. Lewis Hamilton, que antes apenas cumpria o cronograma conservador da Mercedes, resolveu autorização para pisar mais fundo. O resultado foi o tempo de 1min18s800, suficiente para assumir a liderança da sessão até com certa tranquilidade. Mesmo assim, o fato de que o tempo era aproximadamente 1s mais lento do que os melhores vistos até aqui nos testes indicava que ainda havia mais por vir.
Tudo ainda era o começo de uma manhã que seria bem agitada em Barcelona. Porque foi a primeira vez em que a Mercedes finalmente fez uso competitivo dos pneus mais macios nesta semana. Antes, porém, Leclerc tratou de colocar novamente a Ferrari na ponta com 1min18s475, usando os pneus C2.
Lewis Hamilton chegou a liderar a tabela de tempos nesta manhã (Foto: Mercedes)
Neste meio tempo, Robert Kubica dava sequência a testes aerodinâmicos com uma Williams ainda em fase de busca por informações do novo FW42. Por isso, mesmo com pneus C4, o polonês fazia tempos muito acima em relação aos mais rápidos, virando quase 20s mais lento que Ferrari e Mercedes, por exemplo.
 
Durante seu período de voltas rápidas, ainda com os pneus C3, Hamilton quase se chocou com o carro de Kubica, que vinha muito mais lento na altura da chicane, no trecho final do circuito. Pouco depois do susto, o pentacampeão foi aos boxes da Mercedes, que iniciou um novo programa e calçou o novo W10 com pneus C4, o segundo mais macio desenvolvido pela Pirelli.
 
Na sua primeira tentativa de volta rápida, Hamilton fez um tempo nada empolgante: 1min18s337, sendo apenas poucos décimos mais rápido que Leclerc. Voltas depois, finalmente a Mercedes conseguiu romper a casa de 1min17s nesta semana, com o britânico anotando 1min17s977.
 
Só que a liderança prateada durou pouco, já que Daniel Ricciardo, também com os pneus C4, colocou a Renault na frente com 1min17s913, 0s064 mais rápido que Hamilton. Em seguida, Kubica voltou à pista, mas com uma nova programação da Williams. Mesmo assim, os tempos ainda eram bem altos, com a melhor marca do polonês, perto de três horas de sessão da manhã, com 1min22s681.

Com o desenvolvimento dos trabalhos da Williams, naturalmente os tempos foram evoluindo, a ponto de Kubica cravar 1min21s706, melhor marca do FW42 até então. Pouco depois, a Ferrari mandou novamente Leclerc de volta à pista, desta vez com os pneus C3. Logo de cara, o monegasco anotou 1min18s065, marca muito boa na comparação com Hamilton e Ricciardo, considerando somente a diferença para os compostos C4 usado pelos dois.

Daniel Ricciardo também ocupou o topo da tabela de tempos praticamente até o fim da manhã (Foto: Renault)
Justamente Ricciardo e Hamilton deixaram os boxes, pouco depois, calçados com pneus C5, os mais rápidos oferecidos pela Pirelli. E coube ao australiano ser o primeiro a melhorar seu tempo, ampliando a vantagem na liderança da tabela com 1min17s785.

Ao longo da manhã, o maior foco das equipes se voltou para a busca por voltas mais rápidas e para a avaliação dos pneus mais rápidos, ainda que o uso dos C5 não tivesse sido muito frequente, com os trabalhos voltados mais para os C4. Renault e Mercedes obtiveram os melhores tempos, mas a Ferrari voltou a mostrar consistência, velocidade e confiabilidade, com Leclerc andando perto de Renault e Mercedes mesmo com os pneus C3.

Já na hora final, com os C4, Alexander Albon melhorava e subia para quarto com 1min18s146 com a Toro Rosso, dona do melhor tempo dos testes até então. O anglo-tailandês seguiu evoluindo seu tempo ao longo do stint para subir para terceiro, superando a marca de Leclerc. Mais um bom desempenho da Toro Rosso, que não enfrentou problemas com o motor Honda nesta semana. Em seguida, foi Leclerc que melhorou, com 1min18s046, mas não o bastante para demover Albon do top-3.

Aí Albon tratou de emular seu companheiro de equipe. Com uma volta voadora, o anglo-tailandês, estreante na F1 em 2019, tratou de fazer o melhor tempo da semana: 1min17s637, contra 1min17s704 de Kvyat na tarde de quarta-feira. É a Toro Rosso aparecendo novamente como a surpresa da semana, ao menos no que diz respeito aos tempos, em Barcelona.

F1 2019, Barcelona, pré-temporada, dia 4, manhã:

1 A ALBON Toro Rosso Honda 1:17.637   44
2 D RICCIARDO Renault 1:17.785 +0.148 34
3 L HAMILTON Mercedes 1:17.977 +0.340 58
4 C LECLERC Ferrari 1:18.046 +0.409 75
5 A GIOVINAZZI Alfa Romeo Ferrari 1:18.511 +0.874 56
6 R GROSJEAN Haas Ferrari 1:18.563 +0.926 64
7 P GASLY Red Bull Honda 1:19.495 +1.858 52
8 L NORRIS McLaren Renault 1:19.543 +1.906 48
9 L STROLL Racing Point Mercedes 1:20.026 +2.389 41
10 R KUBICA Williams Mercedes 1:21.542 +3.905 48

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.