Palou admite conversas com Red Bull e fala sobre interferência da McLaren na F1
Álex Palou confirmou que teve contatos com Helmut Marko e que Zak Brown tomou à frente da situação. Porém, garantiu que não se sentiu "bloqueado" pela McLaren já que não houve proposta da Red Bull
Álex Palou voltou a falar abertamente sobre as possibilidades que teve de chegar à Fórmula 1. O espanhol detalhou como se deram as conversas envolvendo Red Bull, Helmut Marko e também McLaren. Segundo ele, o contato com o consultor do time austríaco foi breve e teve intromissão de Zak Brown, mas negou que tenha se sentido “bloqueado” pela equipe papaia.
Tetracampeão da Indy, o espanhol explicou que os contatos com o entorno da Red Bull aconteceram entre 2022 e 2023, quando teve o nome cogitado para uma vaga na então AlphaTauri — hoje Racing Bulls. Segundo Palou, as conversas foram diretas e curtas, sem qualquer proposta formal.
“Foi muito breve. O que conheço é exatamente como você pode imaginar. É muito: ‘sim’, ‘não’, ‘olá’, ‘ok’”, disse, aos risos, em entrevista ao portal SoyMotor. “Mas sim, falei com Marko algumas vezes. Isso foi em 2022, 2023, não lembro exatamente. Mas não saiu nenhuma proposta contratual dali”, afirmou.
O piloto também contextualizou essas tratativas dentro do processo judicial que ainda mantém com a McLaren, relacionado à sua situação contratual naquele período. De acordo com Palou, o tema foi abordado durante o julgamento, especialmente no momento em que Zak Brown, CEO da equipe britânica, passou a ter papel central nas discussões.

“Isso foi falado no julgamento. Falei da conversa com Helmut e depois foi quando Zak tomou a dianteira. Aí não sei o que aconteceu, isso já expliquei no julgamento. Não estive nessa conversa e não posso dizer se falou algo bom, algo ruim ou se não falou nada. Mas que tomou essa posição, isso posso dizer”, expicou.
Por fim, Palou rejeitou a ideia de que tenha sido deliberadamente “bloqueado” pela McLaren de chegar à F1, embora reconheça que algumas conversas acabaram sendo interrompidas naquele momento. Segundo o espanhol, nunca houve uma proibição formal ou cláusula que impedisse sua saída.
“Não sei a resposta para isso. Em nenhum momento pensei que tenha sido bloqueado no sentido de ‘esse cara é meu e ninguém toca’. Nunca foi assim. É verdade que algumas conversas foram cortadas, mas não um contrato. Se tivesse sido assim, diria”, concluiu.
A Fórmula 1 está de férias. Os carros voltam a acelerar de 26 a 30 de janeiro em testes privados em Barcelona. Depois, seguem para o Bahrein para mais duas sessões da pré-temporada: de 11 a 13 de fevereiro e de 18 a 20 de fevereiro. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades de 2026.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
F1 hoje: saiba aqui as notícias mais importantes do dia da Fórmula 1
A redação do GRANDE PRÊMIO selecionou as notícias mais importantes das últimas horas para você ficar por dentro de tudo que acontece na F1.
▶️ Mercedes inicia trabalhos de pista com W17 em shakedown em Silverstone
▶️ ‘F1’ se junta a ‘O Agente Secreto’ e recebe indicação a Melhor Filme no Oscar 2026
▶️ Brawn crê em retorno de “clássico Hamilton” na F1, mas pede ajuda à Ferrari em 2026
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.
📩 NEWSLETTER GP
Assine e receba notícias exclusivas e bastidores das pistas diretamente no seu e-mail!