Palou aparece em lista de Binotto para vaga ao lado de Hülkenberg na Audi

Inúmeros pilotos já tiveram os respectivos nomes ligados ao projeto da Audi na Fórmula 1 para competirem ao lado de Nico Hülkenberg a partir de 2025. De acordo com a revista alemã Auto Motor und Sport, Álex Palou, bicampeão da Indy, também entrou na lista de Mattia Binotto

A primeira grande missão de Mattia Binotto ao assumir os cargos de diretor operacional e técnico do projeto da Audi na Fórmula 1 é decidir quem será o companheiro de Nico Hülkenberg já na próxima temporada, ainda com a Sauber. Embora muitas especulações tenham surgido envolvendo nomes que atuam ou possuem algum envolvimento na classe rainha, a revista alemã Auto Motor und Sport apontou Álex Palou, que compete na Indy, como um dos possíveis candidatos.

Após atrair o alemão da Haas, no fim de abril, o sonho da marca das quatro argolas era contar com Carlos Sainz para liderar o projeto. O espanhol, porém, acabou confiando mais nas palavras de James Vowles e assinou com a Williams. Restava então a segunda opção, que era Esteban Ocon, que, por sua vez, foi convencido por Ayao Komatsu a embarcar no time de propriedade de Gene Haas e formar dupla com Oliver Bearman a partir de 2025.

As opções internas não parecem agradar muito a Audi. Insatisfeito com a indefinição da equipe, o experiente Valtteri Bottas falou que a situação é “bem estressante” e deixou claro que quer estar em um time onde “seja respeitado”. Guanyu Zhou, por sua vez, está confiante de que a chegada de Binotto pode marcar um “recomeço” nas conversas sobre uma possível renovação de contrato.

Por falta de alternativas, a escuderia de Hinwil começou a observar os jovens talentos. Na semana passada, o site italiano Formu1aUno trouxe a informação de que Gabriel Bortoleto estava na lista de Mattia para 2025, mesmo sendo membro do programa de pilotos da McLaren. Ao GRANDE PRÊMIO, o brasileiro desconversou e disse que ficou sabendo do interesse através das redes sociais.

MATTIA BINOTTO; FERRARI;
Mattia Binotto encara a missão de escolher o segundo piloto da Audi (Foto: Ferrari)

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: LEIA TAMBÉM: Mercedes finalmente encontra trilha perdida há 2 anos e desbloqueia felicidade na F1

Até mesmo o nome de Mick Schumacher apareceu entre os rumores. Fora da Fórmula 1 desde o fim de 2022, quando teve de ceder o lugar na Haas para Hülkenberg, o filho de Michael Schumacher agora compete pela Alpine no Mundial de Endurance (WEC). Por ser alemão, muitos apontaram a escolha do piloto de 25 anos como vantajosa para a Audi, além do fato de ser uma peça conhecida por Binotti, já que integrou a Academia Ferrari no passado.

Entretanto, se a opção for por alguém mais experiente, Daniel Ricciardo e Sergio Pérez podem ficar livres no mercado. Sob pressão na Red Bull, o mexicano foi garantido até o fim do ano, ainda que a permanência para 2025 seja uma incógnita. Por outro lado, o australiano não atendeu as expectativas de Helmut Marko e deve deixar a RB (Visa Cash App RB), abrindo espaço para Liam Lawson ou Isack Hadjar.

Entretanto, totalmente fora do ambiente da F1, a edição do AMuS da última sexta-feira (9) trouxe a informação de que o bicampeão da Indy, Álex Palou, também está sendo cotado para assumir o cockpit que resta na Sauber. O espanhol já foi piloto de testes da McLaren na classe rainha, com direito a participação em simulador e treinos livres. Porém, sem entender que existia uma abertura para se juntar ao Mundial, resolveu desistir.

Neste sábado, porém, o portal espanhol Soy Motor garantiu que o piloto de 27 anos não teve nenhum tipo de contato com a Audi para conversar sobre a possibilidade de se juntar ao projeto. Ainda de acordo com o site, a última vez que Álex teve qualquer tipo de conversa com a montadora alemã foi em 2017, quando ele testou em um carro do DTM.

Imprensa espanhola descarta conversas entre Palou e Audi (Foto: Indycar)

Aos 27 anos de idade, Palou foi campeão da principal categoria de monopostos dos Estados Unidos em 2021 e 2023. Em 2024, após 12 rodadas disputadas, o piloto da Chip Ganassi acumulou 411 pontos e lidera a competição com 49 tentos de vantagem para Will Power, segundo colocado, pavimentando o caminho para o terceiro título da carreira.

Fórmula 1 agora faz a tradicional pausa para as férias de verão na Europa e volta de 23 a 25 de agosto em Zandvoort, para a disputa do GP dos Países Baixos.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.