Palou aparece em lista de Binotto para vaga ao lado de Hülkenberg na Audi
Inúmeros pilotos já tiveram os respectivos nomes ligados ao projeto da Audi na Fórmula 1 para competirem ao lado de Nico Hülkenberg a partir de 2025. De acordo com a revista alemã Auto Motor und Sport, Álex Palou, bicampeão da Indy, também entrou na lista de Mattia Binotto
A primeira grande missão de Mattia Binotto ao assumir os cargos de diretor operacional e técnico do projeto da Audi na Fórmula 1 é decidir quem será o companheiro de Nico Hülkenberg já na próxima temporada, ainda com a Sauber. Embora muitas especulações tenham surgido envolvendo nomes que atuam ou possuem algum envolvimento na classe rainha, a revista alemã Auto Motor und Sport apontou Álex Palou, que compete na Indy, como um dos possíveis candidatos.
Após atrair o alemão da Haas, no fim de abril, o sonho da marca das quatro argolas era contar com Carlos Sainz para liderar o projeto. O espanhol, porém, acabou confiando mais nas palavras de James Vowles e assinou com a Williams. Restava então a segunda opção, que era Esteban Ocon, que, por sua vez, foi convencido por Ayao Komatsu a embarcar no time de propriedade de Gene Haas e formar dupla com Oliver Bearman a partir de 2025.
As opções internas não parecem agradar muito a Audi. Insatisfeito com a indefinição da equipe, o experiente Valtteri Bottas falou que a situação é “bem estressante” e deixou claro que quer estar em um time onde “seja respeitado”. Guanyu Zhou, por sua vez, está confiante de que a chegada de Binotto pode marcar um “recomeço” nas conversas sobre uma possível renovação de contrato.
Por falta de alternativas, a escuderia de Hinwil começou a observar os jovens talentos. Na semana passada, o site italiano Formu1aUno trouxe a informação de que Gabriel Bortoleto estava na lista de Mattia para 2025, mesmo sendo membro do programa de pilotos da McLaren. Ao GRANDE PRÊMIO, o brasileiro desconversou e disse que ficou sabendo do interesse através das redes sociais.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
LEIA TAMBÉM: Mercedes finalmente encontra trilha perdida há 2 anos e desbloqueia felicidade na F1
Até mesmo o nome de Mick Schumacher apareceu entre os rumores. Fora da Fórmula 1 desde o fim de 2022, quando teve de ceder o lugar na Haas para Hülkenberg, o filho de Michael Schumacher agora compete pela Alpine no Mundial de Endurance (WEC). Por ser alemão, muitos apontaram a escolha do piloto de 25 anos como vantajosa para a Audi, além do fato de ser uma peça conhecida por Binotti, já que integrou a Academia Ferrari no passado.
Entretanto, se a opção for por alguém mais experiente, Daniel Ricciardo e Sergio Pérez podem ficar livres no mercado. Sob pressão na Red Bull, o mexicano foi garantido até o fim do ano, ainda que a permanência para 2025 seja uma incógnita. Por outro lado, o australiano não atendeu as expectativas de Helmut Marko e deve deixar a RB (Visa Cash App RB), abrindo espaço para Liam Lawson ou Isack Hadjar.
Entretanto, totalmente fora do ambiente da F1, a edição do AMuS da última sexta-feira (9) trouxe a informação de que o bicampeão da Indy, Álex Palou, também está sendo cotado para assumir o cockpit que resta na Sauber. O espanhol já foi piloto de testes da McLaren na classe rainha, com direito a participação em simulador e treinos livres. Porém, sem entender que existia uma abertura para se juntar ao Mundial, resolveu desistir.
Neste sábado, porém, o portal espanhol Soy Motor garantiu que o piloto de 27 anos não teve nenhum tipo de contato com a Audi para conversar sobre a possibilidade de se juntar ao projeto. Ainda de acordo com o site, a última vez que Álex teve qualquer tipo de conversa com a montadora alemã foi em 2017, quando ele testou em um carro do DTM.
Aos 27 anos de idade, Palou foi campeão da principal categoria de monopostos dos Estados Unidos em 2021 e 2023. Em 2024, após 12 rodadas disputadas, o piloto da Chip Ganassi acumulou 411 pontos e lidera a competição com 49 tentos de vantagem para Will Power, segundo colocado, pavimentando o caminho para o terceiro título da carreira.
A Fórmula 1 agora faz a tradicional pausa para as férias de verão na Europa e volta de 23 a 25 de agosto em Zandvoort, para a disputa do GP dos Países Baixos.
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.