Bottas exige “respeito” e vê indefinição sobre futuro na F1 “bem estressante”

Valtteri Bottas ainda demonstrou impaciência com a Sauber por causa da indecisão sobre a renovação de seu contrato para a temporada 2025 e além

Ainda sem destino definido para a temporada 2025 da Fórmula 1, Valtteri Bottas enxerga na Sauber a sua melhor oportunidade para continuar na categoria. No entanto, o fato de ainda não ter chegado em um acordo torna tudo “bem estressante”, de acordo com o próprio finlandês, que deixou claro que quer estar em uma equipe onde “seja respeitado”.

Depois de anunciar Nico Hülkenberg como um dos nomes que aceitaram embarcar no projeto da Audi, que ingressa no grid em 2026, o time suíço tinha Carlos Sainz como favorito para a segunda vaga, mas o espanhol acabou confiando mais no projeto da Williams. Desde a chegada de Mattia Binotto, há pouco mais de 15 dias, até mesmo o brasileiro Gabriel Bortoleto foi listado como um dos pilotos cotados, embora ele tenha desconversado sobre o assunto.

Além da Sauber, ainda há vagas em aberto na Mercedes, que deve mesmo promover Andrea Kimi Antonelli, na Alpine, que observa Jack Doohan, e na RB (Visa Cash App RB), que tem preferência por um dos jovens do programa da Red Bull. Por fim, o futuro de Bottas parece realmente ser a escuderia de Hinwil — onde também precisa competir com Guanyu Zhou pela vaga — ou nada. De qualquer forma, o #77 quer bater o martelo sobre o assunto o quanto antes.

“Estou chegando ao ponto em que, mais cedo ou mais tarde, como todos sabem, se as coisas se arrastarem depois das férias de agosto, isso pode começar a ficar bem estressante”, declarou Valtteri ao portal MotorsportWeek.

Valtteri Bottas quer estar em uma equipe onde “seja respeitado” (Foto: Sauber)

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: LEIA TAMBÉM: Leclerc sente piora da SF-24 e precisa cuidar para não despencar com Ferrari em 2024

No entanto, a aparente falta de interesse da Sauber em negociar a renovação tem deixado o ex-companheiro de Lewis Hamilton irritado, apesar de o próprio admitir que tudo isso “faz parte do negócio”. Mesmo assim, ele esperava ter maior reconhecimento por parte da equipe pela qual compete desde 2022.

“Mas quero estar em um lugar onde eu seja respeitado, onde todas as pessoas saibam o que eu posso realizar e entregar ao time”, finalizou Bottas.

Fórmula 1 agora faz a tradicional pausa para as férias de verão na Europa e volta de 23 a 25 de agosto em Zandvoort, para a disputa do GP dos Países Baixos.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.