Doohan aproveita escolha de Sainz e se aproxima de acerto com Alpine para F1 2025
Piloto da Academia Alpine, Jack Doohan atua como piloto de testes da equipe e deve ganhar chance na classe rainha depois de duas temporadas na Fórmula 2
A Alpine está próxima de oficializar a promoção de Jack Doohan para ser companheiro de Pierre Gasly na F1 2025. O piloto australiano deve ser o escolhido para a vaga de Esteban Ocon após Carlos Sainz definir a Williams como destino e recusar as ofertas da equipe francesa e da Sauber/Audi a partir da próxima temporada.
De acordo com a revista inglesa Autosport, a equipe de Enstone, que já havia admitido que a promoção de Doohan era uma possibilidade, decidiu promover o piloto de 21 anos após a recusa do espanhol da Ferrari. Embora ainda não exista nada assinado, o processo para fechar a contratação do piloto deve ser formalizado em breve, segundo a revista.
As chances de Doohan também aumentaram após a contratação do novo chefe da Alpine, Oliver Oakes, escolhido por Flavio Briatore para o lugar de Bruno Famin e com quem ele já trabalhou na Hitech, equipe que era comandada pelo ex-piloto.
Caso a contratação seja confirmada, a F1 2025 poderá ter três novatos no grid no próximo ano: a Haas já confirmou a contratação de Oliver Bearman para correr ao lado de Ocon, enquanto a Mercedes deve promover Andrea Kimi Antonelli para ser o companheiro de equipe de George Russell.
Piloto da Academia Alpine, Doohan é reserva do time francês desde o ano passado. O australiano disputou duas temporadas completas na Fórmula 2 e alcançou o terceiro lugar em 2023, com três vitórias e cinco pódios.
Em 2024, porém, ele decidiu trabalhar apenas junto à Alpine e não disputar outras competições. A ideia foi focar integralmente nos testes com o time francês para tentar uma vaga na classe rainha.
O piloto testou diferentes carros da equipe em pistas como Losail, Monza, Hungaroring, Zandvoort, Paul Ricard e Spa-Francorchamps, além de ter participado dos treinos livres dos GPs do México, Canadá e Inglaterra deste ano.
A Fórmula 1 agora faz a tradicional pausa para as férias de verão na Europa e volta de 23 a 25 de agosto em Zandvoort, para a disputa do GP dos Países Baixos.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
LEIA TAMBÉM: Mercedes pavimenta volta na F1 e entrega imprevisibilidade (até para si mesma)