Doohan detalha planos de testes com Alpine e diz estar “de prontidão” para assumir vaga

Piloto reserva da Alpine, Jack Doohan recusou propostas de outras categorias e falou dos planos de realizar testes pela equipe francesa em 2024

Após competir por duas temporadas na Fórmula 2, Jack Doohan anunciou no fim do ano passado que não continuaria na principal categoria de acesso à Fórmula 1 em 2024. O australiano confirmou que teve ofertas da Indy, WEC e também da Super Fórmula, mas optou por focar inteiramente no programa de testes da Alpine, na esperança de conseguir uma vaga na equipe em 2025.

A escuderia de Enstone apresentou o novo carro para a próxima temporada na manhã da última quarta-feira (7), em um evento realizado em sua fábrica, na Inglaterra. Assim como Pierre Gasly e Esteban Ocon, titulares da esquadra chefiada por Bruno Famin, Doohan também esteve presente no lançamento e comentou sobre os planos para este ano.

Relacionadas


“Estarei presente no simulador em todas as corridas europeias”, confirmou o australiano de 21 anos ao portal Speedcafe. “Qualquer coisa a mais de três horas de distância, precisarei estar no circuito”, continuou.

“Então, espero estar no simulador na maioria das corridas. Se for fácil chegar ao circuito, irei. Se não, ficarei de prontidão”, garantiu Jack.

Jack Doohan em ação durante treino livre no fim de semana do GP de Abu Dhabi 2023 (Foto: AFP)

Doohan fez parte do programa de talentos da Red Bull entre 2017 e 2021, mas ingressou na academia da Alpine em 2022, onde conseguiu o papel de piloto reserva no ano seguinte. Na função, o australiano participou de uma sessão de treinos livres durante os finais de semana do GP do México e também do GP de Abu Dhabi.

Em 2024, o piloto nascido em Gold Coast espera fazer mais testes com a equipe francesa, além de participar de novas sessões de treinos livres. “Sim, farei dez dias de testes em um carro de F1”, revelou. “O primeiro [teste] vai acontecer no próximo dia 14, em Barcelona, com o carro de 2021″, explicou.

“Então, o teste seguinte será no carro de 2022, já com a especificação atual, o que será ótimo”, acrescentou o filho da lenda da motovelocidade, Mick Doohan.

Ex-piloto da Invicta, Jack terminou a temporada 2023 da F2 na quarta posição, com 143 pontos somados. O australiano ficou atrás de Théo Pourchaire, Frederik Vesti e Ayumu Iwasa.

A Fórmula 1 retornas às pistas de 21 a 23 de fevereiro, com os testes coletivos de pré-temporada no Bahrein, no circuito de Sakhir.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.