Albon culpa desgaste de pneus por GP da Bélgica sem pontos: “Precisei forçar demais”

Embora tenha chegado a ocupar a sétima posição durante a corrida, Alexander Albon reconheceu que era difícil pontuar na Bélgica por causa do desgaste excessivo de pneus

Alexander Albon se figurou no top-10 durante alguns momentos no GP da Bélgica, realizado no último domingo (30), e acreditou que seria capaz de somar mais alguns tentos para a Williams na temporada 2023 da Fórmula 1. No entanto, na visão do anglo-tailandês, os pontos não vieram por causa da configuração que a equipe escolheu para o FW45 em Spa-Francorchamps, que demandou muito dos pneus.

Para a etapa belga a Williams apostou em um acerto com baixa carga aerodinâmica para explorar a sua boa velocidade de reta e tentar ganhar algumas posições no setor 1. No início a estratégia deu certo, mas o tiro acabou saindo pela culatra. Albon explicou que nos trechos mais sinuosos precisava forçar um pouco mais para se defender dos adversários, e, com isso, acabava com os pneus.

Relacionadas


▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Alexander Albon fechou o dia na Bélgica apenas em 14º (Foto: Williams)

“No final do stint, estávamos lutando com o desgaste dos pneus e foi uma corrida complicada porque estamos rodando com baixa pressão aerodinâmica. Isso é muito divertido de certa forma, mas no Setor 2 deixa de ser tão legal. Estamos desgastando muito os pneus e até vimos isso nos pneus de chuva. Foi um alerta sobre o desgaste que tivemos na corrida, principalmente no pneu médio”, relembrou o #23.

“O outro problema é que com carros próximos, precisei forçar no setor 2, principalmente nas curvas 10 e 12 onde éramos mais lentos. Então era um ciclo vicioso em que precisava forçar nesse ponto para tentar me sustentar à frente, mas não conseguia nenhuma vantagem significativa”, finalizou.

Sofrendo com os pneus, Albon acabou terminando o GP da Bélgica em um tímido 14º lugar. A Williams foi para as tradicionais férias de verão da F1 ocupando o sétimo lugar entre os construtores com 11 pontos — todos somados pelo anglo-tailandês.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.