Albon descarta ambição de correr na Ferrari, mas garante: “Quero vencer campeonatos”

Em conversa exclusiva com o GRANDE PRÊMIO em Interlagos, Alexander Albon disse que quer brigar pelo título mundial da Fórmula 1. Desta forma, será necessário avaliar a evolução da Williams para decidir seu futuro a partir do fim do contrato, na temporada de 2024

Considerado um ponto chave na evolução da Williams dentro do cenário da Fórmula 1, Alexander Albon admitiu que mantém a ambição de vencer corridas e campeonatos na categoria no futuro. Em entrevista exclusiva ao GRANDE PRÊMIO em Interlagos, o tailandês negou a ambição específica de correr pela Ferrari, mas destacou que quer voltar a um ambiente que o possibilite estar entre os primeiros colocados, como na época de Red Bull.

Vale destacar que, em julho deste ano, a mídia italiana chegou a colocar Albon como alvo da Ferrari para o lugar de Carlos Sainz para a temporada 2025 da Fórmula 1. Dias depois, entretanto, Frédéric Vasseur — chefe do time italiano — negou que a equipe estivesse pensando em substituir o espanhol.

“Hum… não [tenho a ambição de ser piloto Ferrari], mas quero vencer corridas”, disse Albon ao GP. “Quero vencer corridas, quero vencer campeonatos, quero conquistar pódios. Acho que estou num ponto da minha carreira e num nível em que isso é possível”, avaliou.

“Portanto, para mim, é mais sobre estar no carro certo, na hora certa”, destacou Alex, dono de 27 dos 28 pontos da Williams em 2023. “Claro que, no momento, meu foco está na Williams, mas nunca se sabe”, reconheceu.

Albon não nutre uma vontade específica de correr na tradicional Ferrari (Foto: Rodrigo Berton/Warm Up)

A Fórmula 1 se prepara para encarar dois períodos bastante movimentados nos próximos anos, com diversos contratos se encerrando em 2024 e uma verdadeira revolução nos motores prevista para 2026. Além disso, o primeiro ano do novo regulamento de unidades de potência ainda trará o reforço da Audi ao grid, substituindo a Alfa Romeo na parceria com a Sauber.

Albon reconheceu que os próximos anos prometem em termos de movimentação fora das pistas e argumentou que o desenvolvimento da Williams — que busca atualizar com urgência sua estrutura — será um fator determinante para decidir onde correr nos próximos anos.

Vale destacar que o vínculo do piloto com a equipe inglesa, pela qual corre desde o ano passado, vai até o fim da temporada de 2024.

Por outro lado, o piloto garantiu que se sente pronto para disputar o título mundial da F1 (Foto: AFP)

“Nunca se sabe para onde o desenvolvimento do carro irá, se na direção certa ou não”, analisou. “Portanto, 2025 e 2026 serão grandes momentos para trocas de pilotos sob o novo regulamento. Preciso ver o progresso da Williams para ver a direção do meu futuro”, completou.

Fórmula 1 retorna na próxima semana com o GP de Las Vegas, penúltima etapa da temporada, programado para acontecer entre os dias 17 e 19 de novembro. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.