Albon propõe à FIA mudança na inspeção dos carros em 2026: “Seria mais justo”

Alexander Albon criticou o método de seleção aleatória e defendeu a ideia de que todos os 22 carros de 2026 sejam verificados de maneira similar após o fim das corridas

Com a Fórmula 1 prestes a encarar os desafios de uma nova geração de carros a partir da temporada 2026, Alexander Albon aproveitou o momento para sugerir à Federação Internacional de Automobilismo (FIA) para que também altere determinados processos. De acordo com o piloto da Williams, seria “mais justo”, por exemplo, se todos os carros fossem verificados de maneira similar após o fim das corridas, o que, de acordo com ele, evitaria ilegalidades por parte das equipes.

A questão virou tema de debate depois das desclassificações de Lando Norris e Oscar Piastri no GP de Las Vegas, realizado no fim de novembro. Na ocasião, uma inspeção técnica executada pelos comissários da entidade que rege o esporte a motor constatou que a prancha do assoalho dos dois carros desgastou além do limite permitido — o que fez Andrea Stella, chefe da McLaren, ter de dar explicações sobre a causa da infração.

Embora concorde com as punições aplicadas pela FIA, Albon questionou o critério de seleção dos carros na hora da análise. Vale lembrar que, embora todos os bólidos sejam pesados após o término de uma corrida, apenas alguns são escolhidos aleatoriamente para verificações adicionais, devido a limitações de tempo.

“Poderíamos abaixar [o assoalho] até o limite se quiséssemos e não teríamos nenhum problema, mas aí todos estaríamos encontrando desempenho de maneira ilegal. A questão é que não gosto do fato de ser aleatório”, disse Albon em entrevista ao site Motorsport Week.

Alexander Albon sugeriu mudanças no processo de verificação dos carros (Foto: Williams)

“Quase preferiria que os 20 carros fossem verificados todo fim de semana, e aí seria mais justo, mas essa versão de seleção aleatória é um pouco complicada. Mas, enfim, regras são regras”, continuou o tailandês, que também analisou se o problema de desgaste do assoalho será algo a se observar no novo regulamento, considerando que os carros não terão mais o chamado efeito-solo.

“Vai ser menos comentado. A filosofia de pelo menos uma parte do carro — seja a dianteira ou a traseira — estar a mais baixa possível, em geral, ainda se aplica. Então não será tanto um tema de discussão, mas ainda estará presente”, concluiu.

Fórmula 1 está de férias. Os carros voltam a acelerar de 26 a 30 de janeiro em testes privados em Barcelona. Depois, seguem para o Bahrein para mais duas sessões da pré-temporada: de 11 a 13 de fevereiro e de 18 a 20 de fevereiro. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades da temporada 2026.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

F1 hoje: saiba aqui as notícias mais importantes do dia da Fórmula 1

A redação do GRANDE PRÊMIO selecionou as notícias mais importantes das últimas horas para você ficar por dentro de tudo que acontece na F1.

▶️ FIA divulga lista de inscritos da F1 2026 e confirma número dos 22 pilotos
▶️ Verstappen elege Bortoleto como novato mais rápido da F1: “Talento bruto”
▶️ Ferrari revela data de lançamento do carro de 2026 e define meta para testes em Barcelona
▶️ Como abandono no GP dos Países Baixos mudou temporada de Norris em 2025

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.

📩 NEWSLETTER GP

Assine e receba notícias exclusivas e bastidores das pistas diretamente no seu e-mail!