Albon vê Williams “em sintonia com o presente” e reforça “direção certa” na F1 2025
Alexander Albon exaltou a evolução da Williams fora das pistas e comentou como novos sistemas implementados estão projetando um futuro mais promissor para a equipe de Grove
A Williams teve mais um ano desafiador em 2024. Com apenas 17 pontos somados e uma troca de pilotos no meio da temporada, a equipe inglesa terminou a campanha na nona e penúltima colocação do Mundial de Construtores. Apesar disso, Alexander Albon ainda enxerga com bons olhos o futuro da esquadra na Fórmula 1.
O tailandês, que em 2025 fará dupla com Carlos Sainz, destacou que os sistemas da equipe foram atualizados no começo do ano passado e que isso tornou o time muito mais “atualizado e em sintonia com o presente”. Albon também lembra o infame episódio da planilha de Excel, que era utilizada de forma ultrapassada para listar novas partes para o carro.
Segundo Albon, essa situação já não acontece mais e a equipe está mais preparada para ir “na direção certa”, mesmo que isso ainda não tenha refletido nos resultados em pista.
“Quando vejo como o carro está sendo construído e toda aquela história famosa da planilha de Excel, isso tudo desapareceu. Estamos muito mais atualizados e em sintonia com o presente do que antes. Há um processo de aprendizado nisso, e ainda estamos aprendendo. Ainda faz apenas 12 meses que mudamos todos os sistemas ao redor da equipe”, lembrou Albon em entrevista à RacingNews365.

“Então, de muitas maneiras, tenho calma ao saber que as coisas feitas não foram perfeitas, e se tivéssemos talvez ficado com os antigos métodos, teríamos ficado bem. Mas saber que tudo está indo na direção certa para o futuro me dá uma certa calma e aquela garantia de que estamos no caminho certo”, afirmou.
Além disso, Albon também vê com bons olhos a mudança de conceito que a Williams promoveu na produção do FW46, em 2024. No ano anterior, o FW45 apresentou boas performances em pistas de alta velocidade e baixo arrasto, mas deixava a desejar em outros tipos de traçado.
Com isso, Albon entende que era necessário acabar com essas instabilidades para começar a pensar em subir no meio do pelotão, mesmo que isso signifique abrir mão de um relativo sucesso em alguns circuitos.
“Conceitualmente, fizemos um bom trabalho mudando o DNA do carro. Realisticamente, sei que o carro de 2023 era bem instável, com ótimas performances e, depois, performances muito ruins. O carro [de 2024] foi muito mediano nas medições de velocidade, mas pelo menos não fomos incríveis em uma pista e depois ruins em outra. Fomos consistentemente medianos, infelizmente, de várias maneiras, mas é isso que tem de ser”, analisou.

“Não pode ser uma equipe do topo do meio do pelotão ou sonhar em ser uma equipe de topo e ter esses altos e baixos. Precisa ser bem equilibrado, e acho que nos tornamos mais equilibrados, então isso é positivo. Focamos muito no equilíbrio de baixa velocidade. Mônaco, México, até na baixa velocidade do Catar, nas curvas 6 e 7, fomos competitivos”, encerrou.
A Fórmula 1 está oficialmente de férias. A próxima atividade é exatamente a sessão única de testes coletivos de pré-temporada, marcada para os dias 26, 27 e 28 de fevereiro, no Bahrein. A temporada 2025 começa com o GP da Austrália, nos dias 14-16 de março.
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