Alfa Romeo vê acerto em atualizações e garante que “há mais por vir” em Barcelona

Xevi Pujolar, chefe de engenharia de pista da Alfa Romeo, disse que o desempenho visto em Miami deixou a equipe confiante para Barcelona, ressaltando que espera ver o time no topo do pelotão intermediário com os dois carros

Depois do bom desempenho demonstrado em Miami, a Alfa Romeo quer ir além na temporada 2022 da Fórmula 1, tanto que o chefe de engenharia de pista, Xevi Pujolar, garantiu que há mais por vir para o próximo fim de semana, em Barcelona. A equipe prepara novo pacote de atualizações para a C42 e mira em ser a melhor do meio do pelotão.

Em Ímola, quinta etapa do Mundial, a Alfa Romeu apresentou mudanças no sidepod e também no assoalho. Apesar das condições atípicas, com chuva na classificação e corrida, o time terminou numa ótima quinta colocação com Valtteri Bottas, somando mais dez pontos no campeonato de construtores.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

A Alfa Romeo espera mais progresso na Espanha (Foto: Alfa Romeo)

“O pacote está funcionando”, disse Pujolar ao portal “The Race”, destacando, em seguida, que as características do circuito de Miami, seguinte a Ímola, foram desafiadoras para combinar um acerto que proporcionasse tanto desempenho nas retas quanto nas curvas mais lentas.

“É uma pista com alto teor de curvas de baixa velocidade, e sabíamos que estávamos razoavelmente bem, mas as condições eram muito extremas por conta da temperatura, então foi bastante difícil para todos. Em termos de eficiência da pista e nível de downforce, foi a primeira vez que chegamos a um nível tão alto. Foi preciso encontrar a compensação entre velocidade máxima e downforce nas curvas de baixa”, explicou.

Pujolar vê similaridades entre a pista americana e a espanhola e acredita que a Alfa Romeo deve manter a evolução. “Agora podemos ficar razoavelmente confiantes [nas atualizações para a Espanha] de que o mesmo tipo de filosofia está sendo desenvolvida e deve ser um bom avanço para Barcelona. E há mais vindo, então está bom, por enquanto.”

Ainda em Miami, Pujolar falou sobre a meta do time de Hinwil em bater os rivais diretos McLaren, AlphaTauri, Alpine e Haas, mas que também vê a Mercedes como um alvo possível. “[Nosso objetivo é] o mesmo das cinco primeiras corridas: estar lutando contra todos.”

“Mostramos um desempenho decente em todas as pistas, e acho que estaremos no topo do pelotão intermediário novamente, com os dois carros”, finalizou.

A etapa espanhola do calendário vem sendo aguardada com muita expectativa pelas equipes do grid por ser em Barcelona, circuito tradicional de testes e que recebeu a primeira rodada da pré-temporada 2022 da F1. É, portanto, o cenário ideal para atualizações e comparação de dados.

As atividades de pista começam na sexta-feira (20), com os treinos livres. O GRANDE PRÊMIO acompanha toda a movimentação no circuito da Catalunha AO VIVO E EM TEMPO REAL.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.