Alfa Romeo garante que pilotos “não têm culpa”, mas lamenta ano de “altos e baixos”

Em entrevista exclusiva ao GRANDE PRÊMIO, Alessandro Alunni Bravi, chefe da Alfa Romeo, reconheceu que a equipe enfrentou muitos problemas na F1 2023

A Alfa Romeo não passou nem perto de repetir em 2023 o desempenho que apresentou na temporada 2022 da Fórmula 1. Com apenas sete aparições no top-10, o time baseado em Hinwil brigou pelas últimas colocações no Mundial de Construtores e terminou apenas na nona posição depois de somar apenas 16 pontos. Em entrevista exclusiva ao GRANDE PRÊMIO, Alessandro Alunni Bravi, chefe da equipe, lamentou o desempenho, mas garantiu que o resultado ruim não foi culpa dos pilotos.

A Alfa Romeo pareceu ter entendido bem o regulamento que explora o efeito-solo e teve um bom início de campanha na F1 e terminou 2022 na sexta posição com 55 pontos. Ainda que o carro tivesse perdido rendimento ao longo daquele ano, esperava-se que Andreas Seidl e Bravi fariam o time evoluir, mas não foi exatamente o que aconteceu.

Embora Valtteri Bottas tenha conseguido uma boa corrida de recuperação para terminar em oitavo logo na estreia no Bahrein, a Alfa Romeo teve pouquíssimas chances de somar pontos em 2023. O próprio finlandês, que venceu dez vezes na carreira, conseguiu apenas 4 top-10 e somou dez pontos. Guanyu Zhou, por sua vez, conseguiu apenas seis tentos e esteve na zona de pontuação em três oportunidades.

Por isso, Bravi reconheceu que o ano da Alfa Romeo foi de altos e baixos, mas tratou de garantir que os pilotos não foram os culpados pelo desempenho ruim.

Alunni Bravi reconheceu as dificuldades da Alfa Romeo em 2023 (Foto: Alfa Romeo)

“Foi um ano com muitos altos e baixos. A F1 é um esporte tecnológico e, assim, o desempenho do piloto reflete no carro. É muito difícil fazer a diferença como piloto, especialmente quando não se está em uma equipe de ponta. Penso que quando conseguimos fornecer a eles um carro de alto desempenho, eles mostram sua força tanto na classificação como na corrida”, contou ao GRANDE PRÊMIO.

“Quanto ao carro, nossa consistência tem sido um ponto fraco e eximo nossos pilotos de culpa, eles trabalham muito forte para melhorá-lo. Trabalhamos juntos para mudar os rumos da equipe, então, se não pudermos melhorar em todas as áreas, nosso trabalho não será bem feito. Estamos conscientes que 2024 será crucial para todos na equipe e eu reitero a confiança de poder lutar pelo máximo de pontos possíveis em cada corrida. Espero, claro, Guanyu dê mais um passo como foi em 2022 e em 2023 em termos de desempenho”, finalizou o chefe da Alfa Romeo.

Como forma de mostrar o apoio à dupla de pilotos, a Alfa Romeo renovou o acordo com Zhou, e o chinês segue ao lado de Bottas na temporada 2024. 

Com a temporada encerrada, a Fórmula 1 retorna apenas no ano que vem, no dia 2 de março, com a estreia do campeonato no GP do Bahrein.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.