Alfa Romeo nega “pular de um time para outro na F1” após fim de parceria com Sauber

Diretor-executivo, Jean-Philippe Imparato deixou claro que "nada está fora do baralho" para tradicional marca italiana a partir de 2024, desde que próximo passo respeite "italianismo, espírito esportivo e tradição"

Assim que a Audi oficializou sua chegada à Fórmula 1, a Alfa Romeo anunciou a decisão de sair da Sauber ao fim da temporada de 2023 da principal categoria de automobilismo do mundo. Se o ‘tchau’ não significa necessariamente um ‘adeus’ à F1, o que há pela frente?

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Relacionadas


Segundo o diretor-executivo da Alfa Romeo, Jean-Philippe Imparato, uma decisão definitiva só será tomada na primeira metade de 2023. As opções da tradicional marca italiana são diversas, disse o CEO ao Motorsport.

“Estamos em um período que o mundo automotivo está mudando em um ritmo incrível. A partir de 2025, todos os nossos modelos serão elétricos, e teremos uma produção inteiramente elétrica a partir de 2027 — com exceção de duas ofertas híbridas. É crucial, para nós, a liberdade de fazer todas as avaliações necessárias para 2024, e no momento nada está fora do baralho”, afirmou Imparato.

Próximo passo da Alfa Romeo no esporte a motor deve respeitar ‘italianismo’, segundo chefão (Foto: Alfa Romeo)

“Não vejo a Alfa Romeo engajada em um campeonato que não está de acordo com a nossa história, mas do contrário, tudo será avaliado. Gostamos da Fórmula 1, mas não queremos pular de um time para o outro — também não queremos pensar em contextos nos quais a Alfa Romeo não tem tradição. De resto, tudo será levado em conta”, completou.

Apesar do iminente fim da parceria com a Sauber, o chefão da Alfa Romeo garantiu que não há sentimento de amargor entre as partes — muito pelo contrário.

“Estamos muito felizes com a relação que temos com a Sauber, Finn (Rausing, um dos donos da Alfa Romeo) e Fred (Vasseur, chefe de equipe na F1). Nos falamos todas as semanas, e ainda temos 18 meses de colaração pela frente. Nós tivemos e continuamos a ter um excelente retorno desta operação — que eu acredito ser, proporcionalmente, a maior do paddock —, e tudo isso graças à ideia que Sergio Marchionne teve 5 anos atrás”, disse o diretor-executivo.

LEIA TAMBÉM
+ Fórmula 1 falha em acordo para impedir que corridas terminem sob safety-car

Com o evidente e forte rumor de que a Audi irá substituir a Alfa Romeo no acordo com a Sauber — por enquanto, existe apenas a confirmação oficial de que a montadora alemã irá produzir motores para a Fórmula 1 a partir de 2026 —, Jean-Philippe Imparato explicou que a marca italiana não foi, portanto, surpreendida pelo fim do casamento. E reiterou os futuros planos para o grupo.

“A renovação com a Sauber para a temporada de 2023 foi assinada no mês de julho. Nós já tínhamos uma ideia de qual seria o cenário, não fomos pegos de surpresa. Nós simplesmente queremos ter tudo à mesa, e de olho em 2024, vamos avaliar cada programa possível. As diretrizes a serem respeitadas serão três: ‘italianismo’, espírito esportivo e tradição; depois disso, todos os cenários estão abertos”, finalizou.

PALOU NA GANASSI E NA McLAREN + RED BULL NA F1 2022: IMBATÍVEL? | TT GP #69
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.