Alonso destaca "completo" Fisichella entre companheiros de equipe e fala de amizade na F1: "É diferente, mas muito possível"

Um dos pilotos mais experientes e vitoriosos da atual F1, Fernando Alonso recordou as disputas com Michael Schumacher, falou sobre seus ídolos de infância e elogiou os companheiros de equipe que teve em sua carreira

Fernando Alonso é um dos nomes mais badalos da atual F1. Bicampeão do mundo, o espanhol já tem vasta experiência na categoria e correu com grandes nomes do esporte. Para o site Grand Prix 247, o asturiano falou de amizade no meio, citou seus ídolos e elogiou os companheiros de equipe que teve durante sua trajetória.
 
Perguntado sobre quem seria o piloto mais forte com quem já competiu, Alonso não titubeou e nomeou o heptacampeão Michael Schumacher e seu poder de improvisação.
 
“O mais forte que já enfrentei foi Michael Schumacher. Nos meus primeiros anos ele dominava com sobras. Depois, pude ter um carro para brigar com ele em condições de igualdade e ele sempre fazia algo especial, sempre mais do que você esperava ou mais do que o carro poderia oferecer. Você tinha de manter sempre um olho bem aberto nele”, disse.
 
Apesar de ter dividido o grid com nomes pesados na categoria, Alonso revelou com quem gostaria de ter disputado provas e citou seus principais ídolos de infância.
 
“Niki Lauda, Ayrton Senna, Alain Prost. Estes caras que correram no passado são os que eu vi vencer corridas quando criança. Com eles que eu gostaria de correr. E também gostaria que fosse nos carros antigos, daqueles que eu brincava quando pequeno, quando eles eram meus heróis”, afirmou.
 
Sobre o melhor companheiro de equipe de sua carreira, o espanhol não escolheu apenas um, mas destacou Giancarlo Fisichella como o mais completo e Jarno Trulli, como o melhor nas classificações. Contudo, Alonso sequer mencionou Lewis Hamilton, com quem correu na McLaren.
 
“Lembro de Jarno Trulli e seu desempenho nas classificações, era o melhor neste aspecto. Teve o Fisichella, que correu comigo por dois anos na Renault. E nós ganhamos por duas vezes o título de Construtores, com ele sempre lá, todas as provas, brigando muito, em todas as condições. Era muito competitivo, completo. Também tiveram Massa e Kimi, além dos companheiros que tive nos meus tempos de kart. É difícil escolher um só, mas todos foram especiais”, declarou.
Giancarlo Fisichella recebeu muitos elogios de Fernando Alonso pelos tempos de Renault (Foto: Ferrari)
O bicampeão do mundo admitiu que, se tivesse escolher alguém para companheiro de equipe, teria selecionado Robert Kubica, que hoje está no Mundial de Rali.
 
“É uma pergunta muito complicada. Porém, eu sempre tive uma grande amizade com o Kubica, acho que seria legal ter corrido com ele. Mas nunca iremos saber como seria, fomos para direções diferentes”, falou.
 
O espanhol encerrou comentando os relacionamentos entre os pilotos na F1.
 
“Sim, é muito possível. Na F1, a amizade é diferente em relação ao mundo lá fora. Aqui, é algo baseado na relação com alguém que você convive 300 dias por ano e compartilha coisas que vão além do trabalho”, encerrou.
 
Em 2014, ao lado de Kimi Räikkönen, na Ferrari, Alonso ocupa a quarta colocação no Mundial de Pilotos, com 115 pontos. O time italiano também é terceiro entre os construtores, com 142 pontos. 
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.