Alonso se surpreende com bom desempenho da McLaren em Sepang e diz que falhas são normais. Por enquanto

Apesar do abandono no GP da Malásia, Fernando Alonso se disse contente com o desempenho “surpreendentemente bom” do carro da McLaren em Sepang e entende que as falhas que o time vem sofrendo fazem parte do jogo, especialmente por causa da baixa quilometragem acumulada na pré-temporada

Mesmo sem completar o GP da Malásia, disputado no último domingo (29), Fernando Alonso afirmou que o desempenho do carro da McLaren foi "surpreendentemente bom" durante a prova. O espanhol, entretanto, precisou abandonar a disputa na volta 21 devido a problemas com o motor Honda. Ainda assim, Alonso entende que possui nas mãos um pacote promissor.

Voltando às pistas depois do acidente sofrido na pré-temporada, o piloto de 33 anos apresentou um desempenho regular até e chegou a ficar entre as Force India durante os treinos livres, no bloco intermediário da tabela de tempos. Na classificação, no entanto, não conseguiu passar do Q1 e largou da 18ª colocação do grid, uma posição atrás do companheiro Jenson Button e à frente apenas da Manor Marussia de Roberto Merhi.

Fernando Alonso conversa com os jornalistas depois de abandonar o GP da Malásia (Foto: AP)

Antes de sua corrida se dar por acabada por conta de um problema de arrefecimento do ERS, o bicampeão passou boa parte da prova brigando com Sergio Pérez também no grupo de intermediário. Questionado se percebeu progressos, Alonso respondeu: "Sim, melhor que o esperado".

"O ritmo foi surpreendentemente bom, estava próximo dos mais rápidos e muito perto da Red Bull antes do pit-stop. Espero que possamos dar mais um passo à frente na China. Esses problemas de confiabilidade são normais, nós perdemos os testes da pré-temporada. Mas como não tivemos muitos treinos no inverno, agora vamos enfrentar algumas falhas nas primeiras corridas", explicou.

De forma geral, Fernando considerou o fim de semana malaio "bastante positivo" para a McLaren. "Não tivemos problemas nos treinos livres, então fui capaz de fazer algumas mudanças no acerto do carro. A classificação foi Ok, mas muito curta, porque ficamos fora já no Q1."

"Depois, encontramos um problema, é importante para a equipe compreender e não repetir a falha para a próxima corrida. O nível de competitividade é bom. Nós estávamos correndo em um bloco que tentava alcançar a Red Bull, então tudo isso foi uma agradável surpresa", concluiu.

A corrida da China, a terceira etapa do Mundial, acontece no dia 12 de abril.

FORAM-SE AS VAIAS

A cena era comum em 2013: Sebastian Vettel vencia, o povo vaiava. E aquilo claramente incomodava o alemão, que caminhava para o quarto título mundial. Ele sentia que aquela reação era injusta e que estava no alto do pódio porque trabalhara muito duro para isso junto da Red Bull. Mas o time era visto como vilão pela grande maioria do público. Já dizia Nelson Rodrigues: “As vaias são os aplausos dos desanimados”. Na primeira vitória pela Ferrari, o tratamento que Vettel recebeu foi completamente diferente.

O BOLÃO DA F1

A vitória de Sebastian Vettel rendeu financeiramente para Helmut Marko, consultor da Red Bull. O descobridor do alemão embolsou € 400 euros — pouco mais de R$ 1.400 — ao apostar no agora piloto da Ferrari à vitória do GP da Malásia deste domingo num 'bolão da F1' entre membros do paddock. "Sabia que Vettel podia conseguir. Já podia ver isso desde os treinos livres de sexta-feira", declarou Marko ao jornal alemão 'Bild', demonstrando o velho apreço pelo talento que descobriu.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.