AlphaTauri anuncia saída de Tost ao fim de 2023 e confirma Mekies para posição

A AlphaTauri confirmou nesta quarta-feira (26) mudanças em seu organograma: sai Franz Tost, entra Laurent Mekies para a chefia da equipe ao fim da temporada 2023. Peter Bayer assume o cargo de CEO já neste ano

A AlphaTauri confirmou nesta quarta-feira (26) que o atual chefe da equipe, Franz Tost, deixará o cargo ao fim da temporada 2023. Isso acontece dias após a notícia da negociação com Laurent Mekies, diretor-esportivo da Ferrari, que agora foi confirmado para o posto na equipe.

Apesar de Tost nunca ter falado sobre, boatos sobre desejo de aposentadoria dele não são novidade. É o chefe de equipe mais velho do grid aos 67 anos.

“Em primeiro lugar, gostaria de agradecer a Dietrich Mateschitz, que me deu a incrível oportunidade de ser o chefe de equipe da Toro Rosso e da AlphaTauri nos últimos 18 anos. Foi um verdadeiro privilégio liderar por tanto tempo e um grande prazer trabalhar com tantas pessoas motivadas e qualificadas, que compartilham a minha paixão pela Fórmula 1. Com 67 anos, é hora de parar e com Peter [Bayer] como novo CEO e Laurent [Mekies] como chefe de equipe, encontramos duas pessoas muito profissionais, que levarão a escuderia ao próximo nível. Quero agradecer a todos pela boa cooperação”, disse Tost.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Diretor-esportivo da Ferrari, Laurent Mekies foi confirmado como chefe da AlphaTauri para 2024 (Foto: AlphaTauri)

Mekies, portanto, volta à equipe com a qual começou primeiro como engenheiro de corrida e, mais tarde, como engenheiro-chefe e chefe de desempenho. Após sua primeira passagem por Faenza, Laurent passou quatro anos na FIA antes de ingressar na Ferrari em 2018.

Além da chefia de equipe, o time também anunciou que Peter Bayer, ex-diretor executivo e secretário-geral da FIA, vai assumir o cargo de CEO ainda em 2023. Ele supervisionará a direção estratégica da equipe em suas instalações na Itália e no Reino Unido.

“Em primeiro lugar, gostaria de exaltar Franz [Tost] pelo excelente trabalho que ele fez ao longo de quase duas décadas no comando de Faenza. Desejo boa sorte a ele para o futuro e sei que tanto Peter [Bayer] quanto eu contaremos com a sua contribuição e conselhos”, disse Mekies. “Olhando para o futuro, tenho a honra de assumir o cargo de chefe e retornar à equipe onde passei grande parte do início de minha carreira. A AlphaTauri tem todos os ingredientes necessários para um maior sucesso no futuro e, em conjunto com Peter, estou ansioso para fazer isso acontecer”, seguiu.

“Gostaria de agradecer a Franz [Tost] por sua dedicação à AlphaTauri e a sua antecessora, a Toro Rosso. O seu compromisso com o desenvolvimento de jovens talentos resultou em um grid de Fórmula 1 no qual 25% dos pilotos foram beneficiados por sua orientação. Para mim também é um grande privilégio assumir o papel de CEO da equipe e trabalhar junto a Laurent [Mekies]. A AlphaTauri tem uma time fantástico de pessoas e uma ótima infraestrutura em Faenza e no Reino Unido. Estou muito ansioso para aproveitar esses elementos para aumentar a performance fora das pistas e trazer ainda mais sucesso à equipe nos próximos anos”, comentou Bayer.

O responsável pela reformulação da estrutura da equipe de Faenza é o diretor-executivo de projetos e investimentos da Red Bull – que abrange a AlphaTauri -, Oliver Mintzlaff. O empresário alemão destacou as experiências de Bayer e Miekies que irão ajudar a substituir um chefe de “visão única”, como tem Tost.

“Antes de tudo, gostaria de agradecer a Franz Tost por seu trabalho árduo na AlphaTauri e na Toro Rosso nos últimos 18 anos. Ao longo de sua trajetória na equipe, Franz foi impulsionado por uma visão única: a busca por cada vez mais desempenho da máquina e do piloto. A sua liderança resultou em vitórias marcantes e no desenvolvimento de alguns dos maiores talentos já vistos na Fórmula 1”, ponderou Mintzlaff.

“Substituí-lo não foi fácil e resultou em uma redefinição da estrutura administrativa da equipe. Portanto, estou muito satisfeito em dar as boas-vindas a Peter Bayer, como CEO, e a Laurent Mekies, como chefe de equipe. Ambos têm grande experiência em cargos de comando na Fórmula 1 e, juntos, tenho certeza de que levarão a AlphaTauri a patamares ainda maiores no futuro”, encerrou.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.