AlphaTauri confirma Tsunoda em teste de novatos da Fórmula 1 após GP de Abu Dhabi

O esperado anúncio de Yuki Tsunoda como titular da AlphaTauri na próxima temporada ainda não aconteceu, mas o japonês, um dos grandes destaques da temporada 2020 da Fórmula 2, vai guiar o AT01 na semana que vem em Yas Marina

A AlphaTauri confirmou, na manhã desta terça-feira (8), que Yuki Tsunoda vai acelerar o AT01, carro da equipe italiana nesta temporada, em 15 de dezembro, dois dias depois do GP de Abu Dhabi, o derradeiro da temporada 2020 da Fórmula 1. O japonês, que foi um dos destaques da Fórmula 2 neste ano como o Estreante do Ano, vai participar do Teste de Novatos dentro de exatamente uma semana em Yas Marina.

Espera-se que Tsunoda, que fechou o campeonato da Fórmula 2 em terceiro lugar e três vitórias correndo pela Carlin, seja anunciado pela AlphaTauri nos próximos dias. Com o top-3 na categoria de acesso, o protegido da Red Bull e da Honda, aos 20 anos, já garantiu os pontos necessários para a superlicença.

YUKI TSUNODA; ALPHATAURI; FRANZ TOST;
Yuki Tsunoda vai pilotar para a AlphaTauri, chefiada por Franz Tost, na semana que vem (Foto: Scuderia AlphaTauri)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Em outubro, Yuki teve a chance de pilotar o carro de 2018 da Toro Rosso, antigo nome da AlphaTauri, em Ímola, tendo assim a primeira oportunidade de guiar um Fórmula 1 em um teste de cerca de 350 km. Em Abu Dhabi, Tsunoda vai acelerar pela primeira vez um bólido atual da principal categoria do automobilismo antes do próximo passo na provável união visando 2021.

“Estou muito ansioso para testar com a AlphaTauri. Curti pilotar um dos carros da equipe de 2018 em Ímola há algumas semanas e mal posso esperar para experimentar o carro atual, participando de uma sessão oficial de teste com todos os outros carros na pista. Gosto muito de como todos na AlphaTauri me ajudaram a me preparar para esta sessão e também quero agradecer à Red Bull e ao Dr. [Helmut] Marko por me darem esta oportunidade”, destacou o japonês.

“Durante a sessão, meu foco será seguir as instruções da equipe e dar meu feedback aos engenheiros. Também vai ser uma chance para aprender o máximo possível e ajudar no meu próprio desenvolvimento pessoal”, complementou.

Franz Tost, chefe da AlphaTauri, ressaltou o apreço que tem pelo piloto e destacou o trabalho feito por Tsunoda na Itália em outubro antes da nova chance que os dois vão ter de trabalhar juntos.

“Yuki mostrou no teste de Ímola que aprende rápido e consegue se familiarizar facilmente com o carro, melhora constantemente a cada volta, então decidimos colocá-lo para testar conosco no Teste de Novatos na terça-feira posterior à corrida”, disse o austríaco.

“Estou convencido de que ele vai dar um bom passo adiante tendo um dia inteiro no carro e, desta vez, ele vai pilotar o AT01, então seu feedback será ainda mais valioso para os nossos engenheiros. É ótimo ver que o programa de pilotos da Red Bull pode preparar jovens tão bem, e não tenho dúvidas de que ele vai provar seu talento mais uma vez”, concluiu.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.