AlphaTauri fecha dupla japonesa e escala Sato ao lado de Tsunoda para teste de novatos

Marino Sato vai formar dupla com Yuki Tsunoda na próxima terça-feira (15) na sessão chamada de teste de novatos em Abu Dhabi. O japonês nascido em Yokohama terá sua primeira chance a bordo de um carro de Fórmula 1

A AlphaTauri vai contar com uma dupla 100% japonesa para o chamado teste de novatos, que terá lugar no circuito de Yas Marina, em Abu Dhabi, em 15 de dezembro, dois dias depois da etapa derradeira da temporada 2020 da Fórmula 1. Nesta manhã de quarta-feira (9), a equipe sediada em Faenz, que tem a Honda como fornecedora de motor até o fim de 2021, a anunciou o nome de Marino Sato na sessão nos Emirados Árabes. No dia anterior, a AlphaTauri já havia confirmado Yuki Tsunoda para os trabalhos da próxima terça-feira.

Piloto de 21 anos nascido em Yokohama, Sato iniciou sua trajetória nos monopostos em 2015 na F4 Italiana, onde continuou no ano seguinte. Em 2017 e 2018, correu na Fórmula 3 Europeia antes de disputar a Euroformula Open, em 2019, seu melhor ano no esporte a motor. Marino foi campeão da categoria depois de superar nomes de peso como Liam Lawson e o próprio Tsunoda.

MARINO SATO; ALPHATAURI; F1; TESTE DE NOVATOS; F1;
Marino Sato fez o molde do assento com a AlphaTauri para o teste de novatos em Abu Dhabi (Foto: AlphaTauri)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Ainda em 2019, Sato fez sua estreia na Fórmula 2 e fez seis corridas pela Campos, sem pontuar. Em 2020, o japonês correu pela Trident e marcou apenas 1 ponto com o oitavo lugar na corrida 2 da etapa de Mugello, na Itália.

A semana que vem vai reservar a Sato a primeira chance de pilotar um carro de F1. “Estou extremamente feliz por esta oportunidade dada pela AlphaTauri de guiar um carro de Fórmula 1. Vamos tentar fazer o maior número de voltas possível para nos acostumarmos rapidamente ao carro e aprendermos o máximo com ele para o que vier no futuro”, disse.

“Obviamente, guiar um carro de Fórmula 1 é o sonho de todo piloto, e com certeza vou curtir muito em Abu Dhabi”, complementou Marino.

Franz Tost deu as boas-vindas ao japonês para os trabalhos da semana que vem. “Estamos satisfeitos por ter Marino Sato a bordo para o teste porque ele fez um trabalho sólido ao longo da temporada da Fórmula 2 neste ano, então ele merece guiar na Fórmula 1. Estamos convencidos de que ele pode fazer um bom trabalho, pois é um piloto talentoso”, explicou.

“O plano para o teste é simples: fazer com que ele dê o máximo possível de voltas para lhe dar uma boa impressão em um carro de Fórmula 1. Este teste vai ser muito útil tanto para nós quanto para o Marino e vamos fazer o nosso melhor para ajudá-lo a entender como uma equipe de Fórmula 1 opera em todos os seus diferentes aspectos. Do ponto de vista técnico, ele vai aprender algo que vai tirar proveito no ano que vem, seguindo na Fórmula 2”, acrescentou.

“Acho que esta é uma preparação muito boa para o seu futuro e é um prazer fazer parte do seu desenvolvimento para o que esperamos que seja uma carreira de muito sucesso no futuro”, concluiu o dirigente austríaco.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.