AlphaTauri mira trazer ex-diretor-esportivo da Alpine para temporada 2024 da F1

Ex-diretor-esportivo da Alpine, Alan Permane está sendo relacionado à AlphaTauri para temporada 2024 da F1

Alan Permane de volta à Fórmula 1? De acordo com fontes da revista britânica Autosport, há chance de isso acontecer na AlphaTauri RB — nome até então inscrito na lista da FIA (Federação Internacional de Automobilismo) para a temporada 2024. O engenheiro britânico foi demitido do cargo de diretor-esportivo da Alpine durante o GP da Bélgica do ano passado, como parte da reestruturação realizada pelo time de Enstone.

Segundo a publicação, embora a AlphaTauri não tenha divulgado mudanças oficiais, entende-se que Permane é um dos cobiçados para a equipe. Ele, inclusive, recebeu muitos elogios de Christian Horner, chefe da Red Bull, no ano passado.

“Alan Permane é uma das rochas da F1”, disse ele. “Ele é um dos engenheiros seniores mais antigos do esporte e certamente alguém com muito conhecimento. Embora eu nunca tenha trabalhado com Alan, acho que às vezes é preciso mostrar respeito por alguém que passou 34 anos de trabalho duro e esteve envolvido em campeonatos mundiais com Michael Schumacher e Fernando Alonso”, seguiu. 

“Ele foi uma constante lá [na Alpine] durante esse período. Acho que isso ganha respeito e reconhecimento, e tenho certeza que ele é um cara, assim como o Otmar, que não vai ficar sem trabalho. Não será a última vez que você os verá no pit-lane, sem dúvidas”, acrescentou.

A Alpine teve um ano bem abaixo das expectativas em 2023 (Foto: AFP)

Permane começou sua carreira e 1989, como engenheiro eletrônico de testes para a Benetton. Após os títulos de Michael Schumacher em 1994 e 1995, ele foi promovido a engenheiro de corrida júnior em 1996 e, depois, tornou-se engenheiro de corrida em 1997. Ficou com a equipe até 2006, quando o time já havia se tornado Renault F1 Team — ou seja, também teve participação nos títulos de Fernando Alonso, além de também ter sido engenheiro de Jarno Trulli e Giancarlo Fisichella.

Participou de várias mudanças na equipe até a Alpine F1 Team, em 2021 — ocupava o cargo de diretor-esportivo desde 2012. No entanto, a demissão no meio do ano passado aconteceu pela falta de resultados e grande insatisfação. Além dele, o então chefe de equipe, Otmar Szafnauer, o executivo-técnico, Pat Fry, e o diretor de corridas, Davide Brivio, deixaram o time francês.

“Não estávamos na mesma linha ou cronograma em relação à recuperação ou ao alcance do nível de desempenho que estávamos buscando, então decidimos seguir caminhos separados”, começou o vice-presidente da Alpine Racing, Bruno Famin, em entrevista à imprensa em Spa. “Acredito que temos uma visão diferente sobre a forma de fazer as coisas. E, é claro, também em termos de cronograma, mas acredito que não temos exatamente a mesma visão sobre como realizar as coisas”, prosseguiu.

A AlphaTauri deve lançar seu nome oficial e nova rede de patrocinadores antes do lançamento de seu carro, marcado para o dia 9 de fevereiro. Já a Alpine lançará seu carro para 2024 no dia 7 de fevereiro.

Fórmula 1 retorna às pistas de 21 a 23 de fevereiro, com os testes coletivos da pré-temporada no Bahrein, no circuito de Sakhir.

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente:Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.