Alpine acusa equipes independentes de aproveitarem “brechas” do túnel de vento

Otmar Szafnauer, chefe da equipe Alpine, afirmou que viu soluções muito engenhosas de equipes menores e acredita que estejam se aproveitando do fato de compartilharem túneis de vento

OS PROBLEMAS DA MCLAREN NO GP DO BAHREIN DA FÓRMULA 1 2022

A Alpine começou a temporada de 2022 da Fórmula 1 com um desempenho convincente. Ambos os pilotos pontuaram no GP do Bahrein, com Esteban Ocon terminando na sétima posição e Fernando Alonso na nona colocação. Mas o desempenho surpreendente de Haas e Alfa Romeo impediu um resultado ainda melhor da esquadra francesa.

O novo chefe da Alpine, Otmar Szafnauer, revelou que ficou surpreso com o design de alguns carros rivais. “Eu vi soluções em alguns carros que você pensa, ‘como raios duas equipes independentes pensaram nisso?'”, comentou Szafnauer. “Eu não sei como solucionar isso, mas um equilíbrio entre as equipes é importante na Fórmula 1”, criticou o dirigente.

O dirigente acredita que essas equipes estejam aproveitando o fato de compartilharem túneis de vento com outros times. Conversas entre engenheiros, compartilhamento de dados e outros fatores estaram beneficiando os rivais, o que, para o chefe da Alpine, estaria criando um desequilíbrio na categoria.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Alpine conquistou pontos com os dois carros no Bahrein (Foto: Alpine)

LEIA MAIS:
+Russell crê em possibilidade de lidar com quique “durante todo o ano” na Mercedes

“Temos que trabalhar com a FIA para resolver isso, porque, como eu disse, vocês também podem olhar e pensar como que essas duas equipes independentes arranjaram essas soluções, especialmente quando há uma mudança de regras. Ninguém sabe quais serão as soluções até você vê-las, então como eles criaram isso?”, questionou Szafnauer.

“Depois de um tempo, as equipes olham e testam nos túneis de vento, mas não logo de cara. Um grid com condições iguais é importante. Ainda acho que há algumas brechas que as equipes que compartilham túneis de vento podem explorar. Se você compartilha os túneis, e está no mesmo lugar ao mesmo tempo, tomando café com outros engenheiros, há maneiras de explorar”, explicou o chefe da Alpine.

A equipe francesa volta às pistas neste domingo (27), para o GP de Jedá na Arábia Saudita.

FÓRMULA 1 AO VIVO: FERRARI RÁPIDA, MERCEDES LENTA E RED BULL DE VIDRO NA F1 2022 | TT GP #45
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube

Saiba como ajudar