Alpine admite papo sobre troca de Ocon por Doohan em Abu Dhabi: “Ainda sem definição”

Oliver Oakes, chefe da Alpine, abriu o jogo e falou que as discussões para que Jack Doohan esteja no carro já no GP de Abu Dhabi da próxima semana estão em curso. Toto Wolff, chefe da Mercedes, informou que conversas serão retomadas amanhã

As discussões estão em curso para confirmar o destrato de Esteban Ocon com a Alpine antes do próximo fim de semana. A confirmação veio de Oliver Oakes, chefe da equipe francesa, logo após o GP do Catar deste domingo (1). As conversas envolvem equipe, Ocon e também a Mercedes, com quem o piloto ainda mantém ligações contratuais.

Oakes foi claro: a definição ainda não foi alcançada. Mesmo assim, deixou transparecer que a situação é desejo tanto do piloto, que pretende começar a se preparar para ser piloto da Haas, quanto da equipe, que deseja dar os primeiros passos a Jack Doohan antes do ano que vem.

“Houve uma discussão, mas não temos resposta definitiva ainda. Mas falamos sobre”, admitiu.

“É um processo um tanto quanto complexo, porque, ainda que ele [Ocon] seja nosso piloto, também é contratualmente um piloto da Academia da Mercedes e é claro que ele também gostaria de ser liberado mais cedo”, comentou.

Oliver Oakes, chefe da Alpine (Foto: Alpine)

“Creio que é o tipo de coisa que vem de toda a parte. Dá para dizer que seria bom colocar Jack no carro mais cedo, e, para Esteban, seria bom seguir em frente logo. É algo que funciona para todo mundo, uma discussão natural”, reforçou.

“Esteban é uma parte grande da equipe e, é algo que funciona para os dois lados”, seguiu.

Questionado sobre se a vontade do piloto se desligar de vez se dá pelos desdobramentos que renderam a definição de que não teria o contrato renovado, o acidente com o companheiro Pierre Gasly em Mônaco, até concordou, mas abafou. Oakes, afinal, ainda não era o chefe da equipe àquela altura.

“Dá para dizer que teve influência, mas a grande questão é mesmo a evolução natural. Ele está seguindo em frente. É do interesse das duas partes confirmar essa mudança antes da última etapa ou não? Podemos dizer que é mesmo uma vantagem ter Jack trabalhando com todos da equipe, tirando as borboletas do estômago pela estreia agora em vez de na Austrália”, explicou.

Jack Doohan aguarda para saber se estreia já em Abu Dhabi (Foto: F2)

Por fim, Oakes manifestou que as conversas com a Mercedes estão sendo conduzidas entre o consultor – mas CEO ativo – da Alpine, Flavio Briatore, e o chefe da Mercedes, Toto Wolff.

“Vamos discutir o assunto. Não quer dizer que será confirmado, mas Toto e Flavio têm boa relação, então tenho certeza de que farão o que é certo para ambos”, assegurou.

Wolff confirmou as conversas no domingo no Catar e deu a entender que definição virá na segunda-feira.

Há uma relação contratual que temos, nós e Esteban, com a Alpine em relação aos serviços como piloto, que é algo que expira no fim do ano. Essa é a base. Se concordarmos todos que, pensando no futuro, há uma solução melhor que permite Esteban a se preparar logo e melhor para a Haas – e se isso depende de guiar ou não em Abu Dhabi -, é algo que debatemos hoje e vamos conversar amanhã”, finalizou.

Fórmula 1 retorna já no próximo fim de semana, entre os dias 6 e 8 de dezembro, com o GP de Abu Dhabi. Será a 24ª e última etapa da temporada 2024.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ LEIA TAMBÉM: Verstappen passa Russell na largada, controla Norris e vence revolto GP do Catar de F1

GP DO CATAR F1 2024 AO VIVO: tudo sobre a CORRIDA | Briefing
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.