Alpine dá contrato curto a Doohan e vai reavaliar piloto após cinco corridas na F1 2025
Jack Doohan nem estrou na Fórmula 1 e já tem vaga ameaçada. A Alpine não parece totalmente convencida sobre a promoção do australiano e já olha para o mercado de pilotos
A Alpine definitivamente não está totalmente convencida sobre a promoção de Jack Doohan como titular na Fórmula 1. Piloto da Academia Alpine, o australiano foi o escolhido para substituir Esteban Ocon após a recusa de Carlos Sainz em compor a equipe francesa na próxima temporada, em julho. Porém, muita coisa aconteceu após a decisão e outros nomes fortes surgiram na categoria.
É fato que Flavio Briatore foi revivido por Luca de Meo, CEO da Renault, na F1 para fazer a equipe francesa voltar a ser competitiva. E isso inclui, além de alterar a rota da equipe nos bastidores, escolher também a dupla de pilotos para os próximos anos.
De acordo com o site alemão F1-insider, o empresário italiano fechou um contrato curto com Doohan, valendo somente para as cinco primeiras corridas da temporada 2025 da F1. Depois, o piloto de 21 anos será reavaliado pela equipe para definir se ele continua o ano como titular ou não.
Essa prática era comum nos anos 1990, quando Briatore, inclusive, chefiou Benetton campeã com Michael Schumacher. Porém, não é um tipo de contrato comum na categoria atualmente.
Mesmo sem estrear como piloto da Alpine, Jack já tem forte concorrência pela vaga na equipe de Enstone. Além de Mick Schumacher, que corre com a Alpine no Mundial de Endurance (WEC), o jornal italiano La Gazzetta dello Sport noticiou que Briatore já prepara uma aproximação com Franco Colapinto, piloto da Williams.
Sem vaga para a F1 2025, já que Carlos Sainz dividirá a garagem da Williams com Alexander Albon, o argentino despertou o interesse de muitos lados desde que substituiu Logan Sargeant. Primeiro, a Sauber chegou a conversar com o time inglês sobre o piloto, antes de definir Gabriel Bortoleto como titular ao lado de Nico Hülkenberg.
Depois, a Red Bull, que ainda não sabe o que fazer com Sergio Pérez, também conversou com os patrocinadores de Colapinto durante o GP de São Paulo, já que, se quiser contratar o argentino, terá de pagar US$ 20 milhões (R$ 115 milhões, na cotação mais recente) ao time de Grove.
Fato é que, hoje, Colapinto figura entre os favoritos para assumir algum assento na próxima temporada da Fórmula 1. Oficialmente, apenas a vaga de Liam Lawson, na RB, ainda está indefinida no grid para o ano que vem.
A Fórmula 1 agora volta às pistas para o GP de Las Vegas, nos Estados Unidos, entre os dias 21 e 24 de novembro. Depois, realiza corridas no Catar, última sprint do ano, e Abu Dhabi.
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.