Alpine dá contrato curto a Doohan e vai reavaliar piloto após cinco corridas na F1 2025

Jack Doohan nem estrou na Fórmula 1 e já tem vaga ameaçada. A Alpine não parece totalmente convencida sobre a promoção do australiano e já olha para o mercado de pilotos

A Alpine definitivamente não está totalmente convencida sobre a promoção de Jack Doohan como titular na Fórmula 1. Piloto da Academia Alpine, o australiano foi o escolhido para substituir Esteban Ocon após a recusa de Carlos Sainz em compor a equipe francesa na próxima temporada, em julho. Porém, muita coisa aconteceu após a decisão e outros nomes fortes surgiram na categoria.

É fato que Flavio Briatore foi revivido por Luca de Meo, CEO da Renault, na F1 para fazer a equipe francesa voltar a ser competitiva. E isso inclui, além de alterar a rota da equipe nos bastidores, escolher também a dupla de pilotos para os próximos anos.

De acordo com o site alemão F1-insider, o empresário italiano fechou um contrato curto com Doohan, valendo somente para as cinco primeiras corridas da temporada 2025 da F1. Depois, o piloto de 21 anos será reavaliado pela equipe para definir se ele continua o ano como titular ou não.

Essa prática era comum nos anos 1990, quando Briatore, inclusive, chefiou Benetton campeã com Michael Schumacher. Porém, não é um tipo de contrato comum na categoria atualmente.

Jack Doohan (Foto: Alpine)

Mesmo sem estrear como piloto da Alpine, Jack já tem forte concorrência pela vaga na equipe de Enstone. Além de Mick Schumacher, que corre com a Alpine no Mundial de Endurance (WEC), o jornal italiano La Gazzetta dello Sport noticiou que Briatore já prepara uma aproximação com Franco Colapinto, piloto da Williams.

Sem vaga para a F1 2025, já que Carlos Sainz dividirá a garagem da Williams com Alexander Albon, o argentino despertou o interesse de muitos lados desde que substituiu Logan Sargeant. Primeiro, a Sauber chegou a conversar com o time inglês sobre o piloto, antes de definir Gabriel Bortoleto como titular ao lado de Nico Hülkenberg.

Depois, a Red Bull, que ainda não sabe o que fazer com Sergio Pérez, também conversou com os patrocinadores de Colapinto durante o GP de São Paulo, já que, se quiser contratar o argentino, terá de pagar US$ 20 milhões (R$ 115 milhões, na cotação mais recente) ao time de Grove.

Franco Colapinto (Foto: Rodrigo Berton/Warm Up)

Fato é que, hoje, Colapinto figura entre os favoritos para assumir algum assento na próxima temporada da Fórmula 1. Oficialmente, apenas a vaga de Liam Lawson, na RB, ainda está indefinida no grid para o ano que vem.

Fórmula 1 agora volta às pistas para o GP de Las Vegas, nos Estados Unidos, entre os dias 21 e 24 de novembro. Depois, realiza corridas no Catar, última sprint do ano, e Abu Dhabi.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.