Alpine defende demissão antecipada e diz que Ocon “já estava pensando na Haas”
De acordo com Flavio Briatore, conselheiro executivo da Alpine, Esteban Ocon estava "completamente desmotivado" e apresentando um ritmo inferior em comparação com Pierre Gasly
Alguns dias antes do GP de Abu Dhabi, etapa que encerrou a temporada 2024 da Fórmula 1, Esteban Ocon foi pego de surpresa ao ficar sabendo que a Alpine havia decidido substituí-lo por Jack Doohan no circuito de Yas Marina. Embora a escolha tenha causado polêmica na época, Flavio Briatore, conselheiro-executivo do time francês, explicou o motivo de ter colocado o #31 de lado na ocasião: falta de foco.
Após a escuderia de Enstone, no início de junho, ter anunciado que não desejava mais contar com Ocon para 2025, o piloto de 28 anos foi rápido em conseguir uma vaga no grid e fechou contrato com a Haas para formar dupla ao lado do jovem Oliver Bearman a partir do próximo ano. Praticamente um mês depois, a Alpine confirmou que Doohan havia sido o escolhido para ocupar o assento disponível e se tornar companheiro de Pierre Gasly.
Até aí, tudo bem. No entanto, depois do pódio duplo conquistado no GP de São Paulo, a equipe comandada por Oliver Oakes saiu da penúltima posição no Mundial de Construtores e entrou na briga contra Racing Bulls (então RB) e Haas pelo sexto lugar na classificação. Foi a partir deste momento que, de acordo com Briatore, a situação de Ocon mudou.
“Tenho uma visão de Ocon diferente da do público”, começou o consultor em entrevista ao jornal francês Le Parisien. “Temos de agradecê-lo pelo que fez no Brasil, com aquele pódio, mas depois daquela corrida, ele estava pensando na Haas”, continuou.

Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
LEIA TAMBÉM: FIA divulga imagens e mostra “versão refinada” de carro para F1 2026
“E estávamos brigando pelo sexto lugar contra eles [a Haas]. Nos últimos GPs, vi Ocon completamente desmotivado, com uma distância muito grande em relação a Gasly. E eu queria experimentar nosso próximo piloto”, encerrou.
A Fórmula 1 agora está oficialmente de férias e dá adeus a 2024. A próxima atividade é exatamente a sessão única de testes coletivos de pré-temporada, marcada para os dias 26, 27 e 28 de fevereiro, no Bahrein. A temporada 2025 começa com o GP da Austrália, nos dias 14-16 de março.

