Alpine destaca “corrida impecável da equipe” em primeiro ponto na F1 2024 em Miami

A Alpine apostou em estratégias diferentes com seus carros e, graças a isso, conseguiu somar o primeiro ponto na temporada 2024 da Fórmula 1 durante o GP de Miami

A Alpine teve um começo de temporada terrível na Fórmula 1 em 2024, mas parece estar começando a colocar as coisas no caminho certo. Após uma série de atualizações, a equipe francesa conseguiu se colocar mais competitiva no GP de Miami e apostou na estratégia para somar seu primeiro ponto do ano com Esteban Ocon. Bruno Famin, chefe do time, afirmou que o resultado é fruto do trabalho duro e da operação “impecável” da equipe ao longo do fim de semana.

Embora Pierre Gasly e Ocon tenham partido de 12º e 13º, respectivamente, na corrida de domingo, a Alpine conseguiu se colocar como uma postulante ao top-10 e apostou em diferentes estratégias para cada um de seus competidores. Em um acordo firmado antes da largada, ficou estabelecido que o piloto que estivesse à frente faria a parada nos boxes primeiro para realizar um undercut nos adversários. O piloto de trás ia estender o stint para tentar fazer a parada sob regime de safety-car ou bandeira vermelha.

Relacionadas


Gasly, que estava à frente de Ocon e brigava pelo top-10, foi o primeiro a ir aos boxes. Alguns giros mais tarde, no entanto, o safety-car foi acionado e as chances do #10 de pontuar foram para o ralo. Por outro lado, o #31 se beneficiou desse momento para fazer a troca dos compostos e se colocar na briga pelo top-10.

Na visão de Famin, a Alpine executou a corrida de forma perfeita com os dois pilotos e, graças a isso, a equipe foi capaz de sair da lanterna no Mundial de Construtores e somar o primeiro ponto da temporada.

Esteban Ocon se beneficiou do safety-car para pontuar em Miami (Foto: Alpine)

“Foi nosso primeiro ponto da temporada, então, do ponto de vista esportivo, isso é satisfatório. Tínhamos um plano claro em que um carro ia parar mais cedo para tentar um undercut, enquanto o outro ia alongar o stint para se beneficiar de um cenário com virtual safety-car, safety-car ou bandeira vermelha. E foi exatamente isso que aconteceu e Esteban Ocon marcou um ponto com o décimo lugar”, apontou o chefe da Alpine.

“Foi uma corrida impecável de todos na Alpine – estratégia, gestão de corrida, pit-stops –, e fizemos o suficiente para nos colocarmos em posição de ajudar o time. Foi um fim de semana muito positivo aqui em Miami e devemos continuar lutando por mais se quisermos continuar nas posições mais altas”, finalizou o dirigente.

Com o primeiro ponto somado no GP de Miami, a Alpine supera a Williams e a Sauber e é a oitava colocada no Mundial de Construtores.

Fórmula 1 retorna de 17 a 19 de maio com o GP da Emília-Romanha, no circuito de Ímola.

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.