Alpine detalha falhas no Bahrein e promete “fazer tudo” para buscar Aston Martin na F1

Após fim de semana abaixo do esperado da Alpine, o chefe Otmar Szafnauer explicou os problemas enfrentados por Esteban Ocon, que renderam três punições, e firmou compromisso em se aproximar da Aston Martin

A corrida da Alpine no Bahrein foi um tanto desastrosa, principalmente se considerar as três punições sofridas por Esteban Ocon. Por outro lado, a Aston Martin conseguiu um pódio com Fernando Alonso. O elo entre as duas equipes está em Otmar Szafnauer, que foi chefe do time britânico até 2022, quando passou a liderar a equipe francesa e firmou compromisso em fazer “todo o possível” para se aproximar da agora concorrente.

“Parabéns a eles. Faremos todo o possível para nos aproximarmos”, disse o dirigente. Além disso, lamentou que “a corrida do Bahrein não foi normal para nós. Normalmente não cometemos erros operacionais e também Pierre [Gasly] largou em último”. Já em relação a Ocon, o chefe da Alpine viu que o ritmo de corrida na classificação não estava tão atrás da Aston Martin.

“Acho que Lance [Stroll] estava logo à nossa frente, mas ainda não sei se em uma corrida normal podemos vencê-los. Vamos refletir. Não estamos onde queríamos estar”, afirmou. 

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Ocon abandonou no GP do Bahrein (Foto: Alpine)

Szafnauer também explicou o que aconteceu em cada uma das três punições do piloto de 26 anos, totalizando 15s de penalizações. “A primeira foi porque ele estava fora de posição na largada. Ele então perdeu um segundo no pit-stop antes de começarem a trabalhar no carro.”

“Temos um sistema de som nos fones de ouvido dos mecânicos que estava quatro centésimos à frente do tempo. O terceiro foi por excesso de velocidade, quando acho que disparou meio metro atrasado. São todos erros operacionais”, esclareceu o chefão para o jornal espanhol AS.

No fim das contas, o piloto francês abandonou. Szafnauer justificou porque “estava um pouco quente e não queríamos que o carro sofresse grandes danos”.

▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Ocon largou em nono em Sakhir (Foto: Alpine)

Outro ponto comentado pelo dirigente foi em relação às semelhanças da rival Aston Martin com a Red Bull. O romeno defendeu a antiga equipe, dizendo que “para ser justo, sempre foi boa e eficiente”. Otmar ainda fundamentou a impressão de que a adversária faz um bom trabalho em 2023 devido também à ligação com a Mercedes – que fornece os motores à marca britânica. 

“O túnel de vento da Mercedes é muito bom e não acho que compartilhá-lo seja um problema, porque senão as pessoas não fariam isso. Parabéns a eles, mas a Force India era exatamente a mesma equipe em 2016 e nós (Force India) ficamos em quarto lugar com um ritmo de corrida bom. O que nós (agora Alpine) precisamos fazer é nos aproximar a cada ano. A Aston Martin fez um enorme progresso e podemos fazer isso também”, acrescentou.

A Fórmula 1 volta na semana que vem, com a segunda corrida do campeonato. O GP da Arábia Saudita acontece no circuito de Jedá, dos dias 17 a 19 de março. 

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.