Alpine defende Ocon de punições no Bahrein e confirma “falha no sistema” nos boxes

Chefe da Alpine, Otmar Szafnauer disse que Ocon irá aprender com erros e apontou uma falha no sistema de contagem regressiva quando o francês foi ao boxes para pagar punição no Bahrein

A sequência de erros da Alpine e de Esteban Ocon no GP do Bahrein realizado no último domingo (5), quando o francês levou três punições em sequência, fizeram com que o chefe da equipe, Otmar Szafnauer, trouxesse esclarecimentos para a imprensa após a corrida. As penalizações, que totalizaram 15s, fizeram com que o companheiro de Pierre Gasly igualasse o recorde negativo de Pastor Maldonado, no GP da Hungria de 2015.

A primeira falha aconteceu na largada, já que a direção de prova considerou que o #31 alinhou com o pneu dianteiro direito fora do colchete que delimita a posição de partida, o que lhe custou 5s. Quando foi aos boxes para pagar a punição, os mecânicos da Alpine começaram a mexer no bico do carro de Ocon antes de completar os 5s, e isso rendeu uma nova penalização, agora de 10s.

Para piorar, quando voltou para os boxes para cumprir a nova sanção, o piloto francês ainda excedeu o limite de velocidade de 80 km/h no pit-lane e tomou mais 5s.

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Otmar Szafnauer lamentou problemas sofridos pela Alpine na estreia do campeonato (Foto: F1)

Em entrevista à imprensa, Szafnauer saiu em defesa da Alpine quanto ao erro da contagem de tempo dos boxes e culpou uma falha na configuração do sistema utilizado pela equipe.

“Temos um sistema que faz a contagem regressiva no ouvido dos mecânicos. O sistema iniciou a contagem 0s4 antes, então tenho de olhar para ter certeza do motivo disso ter acontecido”, justificou o romeno.

Quanto à punição de Ocon na largada, o chefe fez questão de defender o francês e disse que ele irá “aprender com isso”. Já sobre o erro no pit-lane, Szafnauer voltou a utilizar os sistemas disponíveis no carro para minimizar a situação, apesar de ter admitido que a falha é do piloto.

“O carro tem um limitador de velocidade nos boxes, e quando o piloto acredita que está fora do pit-lane, ele aciona um botão que faz o limitador decolar e você sai. Se você acelerar um pouco cedo demais… [terá problemas]”, explicou.

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Ocon abandonou a corrida lamentando bastante as punições em sequência (Foto: Alpine)

O fim de semana recheado de problemas, com Pierre Gasly largando na última colocação e Esteban Ocon sofrendo com as punições, impediu que a Alpine fizesse uma avaliação conclusiva quanto ao nível do carro em relação aos demais concorrentes. Isso só será possível nas próximas etapas, já que a escuderia espera não repetir os erros do Bahrein.

“Esteban teve todos os problemas sobre os quais conversamos. Pierre ficou preso em 19º por algum tempo no início. Então, estou olhando para os tempos de volta e isso é pouco conclusivo. Se você assistir a uma corrida, no mesmo carro, e comparar pilotos que estão na frente e que estão atrás, você pode ter 2s de diferença por volta apenas por causa de onde está correndo”, disse Szafnauer.

A próxima etapa da Fórmula 1 acontece em menos de duas semanas, com o GP da Arábia Saudita, programado para ser realizado entre os dias 17 e 19 de março, em Jedá.

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