Alpine diz que Ocon “é bem-vindo” à fábrica para “adeus planejado”: “É só aparecer”
Chefe da Alpine, Oliver Oakes disse que já falou com Esteban Ocon sobre a despedida, mas lembrou que foi o piloto quem escolheu ir para a Haas mais cedo
Depois de pegar Esteban Ocon totalmente de surpresa ao dispensá-lo antes da corrida final da temporada 2024 da Fórmula 1, em Abu Dhabi, a Alpine veio a público dizer que ele pode ir à fábrica para receber as devidas homenagens “se quiser”. O chefe, Oliver Oakes, no entanto, enfatizou que a escolha de começar os trabalhos ainda este ano com a Haas foi dele.
Segundo reportagem da versão francesa do site Motorsport.com, a dispensa de Ocon aconteceu apenas algumas horas antes da largada do GP do Catar. O conselheiro-executivo Flavio Briatore chamou o piloto e o informou que não o liberaria para participar dos testes de pós-temporada de Abu Dhabi pela Haas.
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Foi um balde de água fria, pois Ayao Komatsu, chefe da esquadra americana, indicou em São Paulo que já havia um acordo prévio para que o francês estivesse nos testes. Esteban teve de abrir mão da despedida para cumprir o combinado com o novo time.
Pelas redes sociais, ele não escondeu a frustração e pediu desculpas “às centenas de homens e mulheres que trabalharam duro em Enstone e Viry-Châtillon, por não poder vê-los pessoalmente e ter uma despedida adequada”. Só que Oakes disse aos jornalistas que isso ainda pode acontecer. Basta Ocon querer.
“Esteban pode ter honrarias, se quiser. Ele tem de aparecer, falo sério”, começou o chefe da Alpine. “As pessoas falam isso [sobre a dureza do tratamento que recebeu], mas acho que não é certo. No final das contas, ele tinha uma opção”, avaliou.
“Ele escolheu começar mais cedo com a nova equipe. Tudo bem, não ligo para isso. Temos trocado mensagens de texto e fui sincero, ele é bem-vindo a Enstone, se quiser, como o planejado. Também fui muito honesto ao dizer que ele foi uma grande parte da equipe, não apenas nos anos anteriores, mas até mesmo em minha curta passagem”, salientou.
Em seguida, Oakes defendeu a presença de Jack Doohan no grid em Yas Marina. “Tenho muita admiração por ele [Ocon], mas acho que também tínhamos de fazer o certo para nós, e colocar Jack no carro antes é uma grande vantagem quando pensamos no próximo ano.”
“Todas as equipes contra as quais estamos lutando têm novatos com alguma experiência e, para mim, pode parecer um pouco severo, mas, na verdade, esse não é o motivo”, encerrou Oakes.
A Fórmula 1 está oficialmente de férias e dá adeus a 2024. A próxima atividade é exatamente a sessão única de testes coletivos de pré-temporada, marcada para os dias 26, 27 e 28 de fevereiro, no Bahrein. A temporada 2025 começa com o GP da Austrália, nos dias 14-16 de março.
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