Alpine diz que procura “profissionalismo” em piloto para 2025: “Pelo bem da equipe”

A Alpine ainda avalia diversos nomes no mercado para substituir Esteban Ocon, mas já sabe bem o que deseja para a temporada 2025 da Fórmula 1: menos confusão entre os pilotos

O mercado de pilotos da Fórmula 1 ganhou uma nova vaga aberta às vésperas do GP do Canadá, quando Alpine e Esteban Ocon anunciaram o fim da parceria de cinco anos. Com isso, a equipe francesa inicia a busca por um substituto e já tem uma virtude em mente: profissionalismo.

Nos últimos anos, Ocon e o companheiro Pierre Gasly — que possuem uma relação turbulenta desde a juventude — se encontraram na pista algumas vezes e trocaram farpas. A mais recente foi no GP de Mônaco, com Ocon sendo colocado como culpado por um incidente que quase tirou a dupla na primeira volta.

Em entrevista à emissora britânica Sky Sports F1, o chefe Bruno Famin disse que a Alpine busca profissionalismo no próximo piloto para evitar novas faíscas internas e, assim, ajudar no desenvolvimento do time.

“Acho que o relacionamento não importa, mas profissionalismo importa. Precisamos de pilotos profissionais. Eles precisam trabalhar juntos. Parte do trabalho é ser capaz de ajudar seu companheiro pelo bem da equipe”, afirmou.

Bruno Famin estuda opções para a equipe em 2025 (Foto: Alpine)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

No GP do Canadá, a Alpine pediu para Ocon ceder posição a Gasly nas voltas finais. Apesar de contrariado, deixou o companheiro passar, mas o time disse que não haveria a devolução do posto no fim, algo que irritou muito o francês e gerou uma discussão no rádio.

Para 2025, a Alpine estuda diversas opções. Uma delas é Jack Doohan, piloto reserva da montadora, e que andou brevemente no TL1 em Montreal. Outros nomes especulados são de Mick Schumacher, que defende o time no Mundial de Endurance, além de Valtteri Bottas e Guanyu Zhou, atualmente na Sauber.

“Acho que ele [Doohan] é uma opção, com certeza. Estamos preparando, ele testou [na Áustria] há pouco tempo e, sim, foi uma sequência bem dura de testes. Estamos felizes com isso, vamos ver o desenvolvimento. É uma de muitas possiblidades”, destacou o dirigente.

Fórmula 1 volta entre os dias 21 e 23 de junho, em Barcelona, com o GP da Espanha, décima etapa da temporada 2024.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.