Alpine foca em ‘dieta’ e projeta A524 “4 kg mais leve” para resto da temporada

Engenheiros planejam atualizações no assoalho e na distribuição de peso da A524 no GP de Miami

A Alpine quer continuar melhorando durante a temporada da Fórmula 1 e está preparando mais um pacote de atualizações para o GP de Miami, que acontece no próximo fim de semana, nos Estados Unidos. A equipe de Enstone passou as cinco primeiras corridas sem pontuar, mas viu um fio de esperança no GP da China, quando Esteban Ocon cruzou a linha de chegada em 11º e ficou muito perto do primeiro ponto em 2024.

Apesar de, obviamente, não ser um desempenho espetacular, a A524 de Ocon recebeu modificações no assoalho e se mostrou mais estável durante a corrida. Um dos grandes problemas dos carros da Alpine no ano tem sido a falta crônica de downforce na traseira, prejudicando a tração em diferentes setores das pistas.

​“O carro já evoluiu. Em termos de peso, é um processo contínuo. Não há um grande passo à frente, mas muitos pequenos passos. Não quero entrar em muitos detalhes, mas, em breve, estaremos em um ponto em que ficaremos felizes porque teremos mais flexibilidade”, disse Ciaron Pilbeam​, engenheiro-chefe da equipe francesa, ao site italiano Formu1a.uno.

A ideia principal da Alpine é eliminar o máximo de peso possível para deixar a A524 mais leve. ​O​s engenheiros planejam que, até o meio do ano, o carro esteja 4 kg mais leve para a sequência da temporada.

Alpine quer desbloquear potencial da A524 no GP de Miami (Foto: AFP)

Para Miami, o time francês quer desbloquear todo o potencial do carro, já que, em Xangai, não houve tempo hábil para tal​. Apenas o carro de Ocon recebeu um novo assoalho. ​​As mudanças foram feitas em toda a estrutura central, além das áreas laterais do difusor. Em Miami, tanto o carro do #31, quanto o carro de Pierre Gasly estarão com as mesmas configurações.

“Há muito a ser descoberto com o novo pacote​ de atualizações, porque muitas mudanças são necessárias e, na China, não tivemos tempo para fazê-las”,​ resumiu Ocon.​

Fórmula 1 retorna de 3 a 5 de maio para a disputa do GP de Miami, o primeiro de três que acontecem nos Estados Unidos na temporada 2024.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.