Alpine justifica queda de desempenho e se diz “fora de sincronia” com atualizações
Oliver Oakes, chefe da Alpine, destacou que equipe demorou para trazer atualizações no começo da temporada, e isso deixou o time “fora de sincronia”
A Alpine vive uma temporada de poucos altos e muitos baixos na Fórmula 1. Mesmo tendo melhorado em alguns momentos durante 2024, a equipe francesa ainda lida com questões de confiabilidade do carro, que tem apresentado problemas para Pierre Gasly e Esteban Ocon nas últimas provas. Para Oliver Oakes, chefe da escuderia, o principal problema é que o time está “fora de sincronia” com as atualizações desde o começo do campeonato.
Oakes mencionou que a equipe demorou para introduzir atualizações no início da temporada, o que deixou a Alpine um passo atrás em relação à concorrência. Ainda assim, o chefe do time afirmou que espera “alguma melhora de desempenho” ainda neste ano.
O dirigente britânico, que assumiu o posto de chefe na Alpine durante o recesso de verão da Fórmula 1, também exaltou o trabalho feito com Gasly e Ocon, mas confessou que os pilotos estão “frustrados”.
“Acho que, para ser justo, ambos são bons para trabalhar e extremamente profissionais. Nunca há qualquer preocupação sobre a motivação deles. Obviamente ficam frustrados, como eu ficaria. Você não quer ficar viajando no domingo sem nada pelo que lutar. Sabemos que entre agora e o final do ano teremos alguma melhora de desempenho. Acho que, na verdade, estamos um pouco fora de sincronia”, pontuou.
“Demoramos para trazer algo no início da temporada, então acaba ficando um pouco fora de sincronia quando os outros trazem coisas. Espero que entre agora e o final do ano possamos pelo menos mostrar que temos algum desempenho por vir”, disse.
Perguntado sobre o otimismo em relação às atualizações que estão por vir no A524, Oakes não garantiu que os pacotes resultarão em evolução, mas reforçou a importância de traduzir o desempenho calculado para a realidade na pista.
“Alguns deram grandes passos este ano, outros trouxeram pacotes que não funcionaram. Acho que só precisamos ver como vai funcionar quando a gente introduzir. Não acho que seja tão simples quanto projetar um número. No final das contas, também tem de traduzir esse número para a pista”, afirmou.
Oakes também falou sobre a disputa atual da Alpine dentro de um pelotão intermediário equilibrado. Atualmente, a equipe francesa tem 13 pontos somados e está apenas em nono no Mundial de Construtores, à frente apenas da Sauber, que segue zerada.
“Acho que a batalha no meio do pelotão está bastante acirrada e você vê o bom momento variando bastante. É interessante que de um fim de semana para o outro, mesmo entre pilotos de ponta, no mesmo carro e nas mesmas equipes, é bastante interessante ver o quanto isso oscila de pista para pista. Ouso dizer que isso também existe nas batalhas que travamos”, concluiu.
Agora, a Fórmula 1 só volta entre os dias 18 e 20 de outubro para o GP dos Estados Unidos, em Austin.
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