Alpine lamenta problemas na F1 2023 e diz que A524 “será diferente do início ao fim”
Matt Harman, diretor-técnico da Alpine, assumiu os problemas que a equipe teve em 2023 e, por isso, vão mudar o carro por completo em 2024
A Alpine teve uma temporada bastante complicada em 2023. Cheia de problemas dentro e fora das pistas, a equipe não conseguiu aproveitar a qualidade da dupla formada por Pierre Gasly e Esteban Ocon, primeiro ano de parceria 100% francesa.
O time de Enstone, então, decidiu passar por uma fortíssima reestruturação: o então CEO Laurent Rossi, o chefe de equipe Otmar Szafnauer, o diretor-esportivo Alan Pérmane e o executivo-técnico Pat Fry — que já assumiu a mesma posição na Williams — foram demitidos. Mais recentemente, Davide Brivio, diretor de corridas, também deixou o time em comum acordo.
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Bruno Famin é quem agora gerencia o time de F1, enquanto Philippe Krief foi promovido ao cargo de diretor-executivo no lugar de Rossi. No entanto, a reestruturação também precisa acontecer no carro da temporada 2024, de acordo com Matt Harman, diretor-técnico.
“Não fomos tão bem quanto no A522”, disse ele. “Acho que tivemos um ótimo ano [em 2022], naquele ano, acho que cada vez que tocamos no desenvolvimento do carro, colocamos carga aerodinâmica e tiramos muito peso do carro também. Portanto, havia muito desempenho”, seguiu.

“Mas não acho que este ano tenha sido tão bem-sucedido quanto 2022. Acho que é por isso que, para o carro do ano seguinte, tivemos de realmente desbloquear algumas propriedades novamente e é por isso que o carro é completamente novo, da frente até atrás”, revelou.
No ano passado, os franceses finalizaram a competição na quarta posição, longe da terceira colocada Mercedes — 342 pontos distante —, mas à frente da McLaren, sua grande rival da temporada. Já em 2023, foi sexta colocada com só 120 pontos, 160 distante da Aston Martin, que finalizou em quinto lugar.
“Acho que nosso ponto fraco é que precisamos operar em uma janela muito curta. Se formos para um circuito onde há uma condição de pista específica ou algo assim, então podemos nos encontrar em uma posição mais difícil. Esse é um dos nossos pontos fracos no momento. Então precisamos ampliar nosso conhecimento. Pensei que tínhamos ampliado o suficiente no início da temporada, mas claramente não o fizemos. Então é nisso que estamos trabalhando”, encerrou Harman.
Com a temporada encerrada, a Fórmula 1 retorna apenas no ano que vem, no dia 2 de março, com a estreia do campeonato no GP do Bahrein.

