Alpine lança A523 em azul metálico e segue tendência de fibra de carbono à mostra
Depois de um 2022 promissor, tomando a quarta colocação da McLaren, a Alpine lança a A523 para tentar se aproximar das principais forças do grid da F1 em 2023
Após um bom quarto lugar na temporada passada, a Alpine chega com mudanças importantes para tentar se aproximar do grupo da frente da Fórmula 1, sem perder também a liderança do pelotão intermediário. Assim sendo, a equipe francesa revelou ao mundo o carro com que pretende disputar o campeonato 2023. É a A523, apresentada quinta-feira (16), em um evento cheio de referências do passado.
A esquadra gaulesa não ousou no esquema de cores. O carro surgiu ainda na combinação do azul metálico e detalhes em rosa, por conta do patrocinador principal. O que chamou mesmo a atenção foram as partes em fibra de carbono à mostra. Como tem sido uma tendência, os engenheiros estão economizando em tudo que podem para evitar o ganho de peso dos F1. Assim, a Alpine entrega uma A523 de pintura pouco criativa – o time, como no ano passado, também apresentou uma segunda versão do design, em que o rosa é predominante e que será usado nas três primeiras corridas da temporada.
Relacionadas
Em termos técnicos, a equipe francesa investiu em linhas mais elegantes para 2023, apostando nos sidepods e na lateral, mais perfilada. É um projeto bem diferente do antecessor. Os projetistas trabalharam em um redesenho da asa dianteira e em um bico mais alongado. Todo o sistema de suspensão foi modificado, assim como o assoalho. A ideia é dar velocidade e garantir também o equílbrio aerodinâmico, dentro do conceito do efeito solo.
O carro, inclusive, já foi para a pista. A Alpine promoveu um shakedown no circuito de Silverstone, na Inglaterra, no início desta semana.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!
Diretor-executivo da Renault – marca proprietária da Alpine -, Luca de Meo se mostrou otimista quanto a evolução do novo carro. “Progredimos nas duas primeiras temporadas e agora vejo o que o time está mais forte, espero que isso seja uma tendência”, afirmou. “Nossa ambição é chegar mais perto do topo. Estamos aqui em um projeto de longo prazo. Queremos formar uma equipa sólida”, acrescentou.
Para 2023, a Alpine vai ter uma das duplas mais aguardadas do grid. É que, além de muito talento reunido, Esteban Ocon e Pierre Gasly ainda carregam uma rivalidade que era quase inimizade até pouco tempo atrás. Os dois garantem que as arestas foram aparadas, mas a rusga desde os tempos de kart é severa e pode voltar a qualquer momento.
No ano passado, a Alpine já teve uma dupla bem forte. Ocon viveu, possivelmente, seu ano mais regular desde que chegou à F1, pontuando com consistência e sofrendo menos com problemas que o companheiro. Fernando Alonso, que formava par com o francês, empilhou problemas de confiabilidade e ficou atrás de Ocon na classificação final mesmo com desempenhos que chamaram mais a atenção durante o ano todo.
Alonso, então, resolveu tentar a sorte na Aston Martin, acreditando no projeto ambicioso de uma equipe que, ao menos em 2022, ficou atrás da Alpine no campeonato, até um pouco distante. Assim, Gasly foi acionado, depois de anos muito interessantes carregando a AlphaTauri nas costas.
No primeiro ano do novo regulamento, a Alpine apresentou uma ligeira melhora em relação ao que havia feito em 2021. Na oportunidade, os franceses terminaram na quinta colocação, depois de boa disputa com a própria AlphaTauri. No entanto, mesmo com uma posição de diferença no Mundial de Pilotos, foram só 18 pontinhos a mais marcados em 2022.
Empurrada pelos próprios motores, a Alpine vai para mais um ano sob nova direção, com o ex-Aston Martin, Otmar Szafnauer no comando das ações. Na parte técnica, a experiência de Pat Fry ao lado de Matt Harman.
A Alpine vai para apenas o terceiro ano com este nome na F1, mas já tem vitória na história, com Ocon, no GP da Hungria de 2021, além de outro pódio com Alonso, no Catar. No somatório com a Renault, antecessora, são 36 vitórias e 105 pódios, um desempenho top-10 na história da categoria.
A Alpine marcou o fim da maratona de lançamentos. Agora, foco nas pistas, com a pré-temporada que se inicia já na quinta-feira da semana que vem (23), no Bahrein.
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.