Alpine anuncia lista da Academia de Jovens 2023 sem Collet e com Matheus Ferreira

Segundo a Alpine, Caio Collet segue conectado ao time, mas não mais como membro da Academia de Jovens, enquanto Matheus Ferreira, que vai fazer sua estreia em monopostos em 2023, entra na escalação

A Alpine confirmou, nesta terça-feira (14), a nova escalação de pilotos da Academia de Jovens para 2023. Os principais destaques ficaram por conta de brasileiros: após quatro anos, Caio Collet deixou o programa, enquanto Matheus Ferreira foi promovido.

De acordo com o time francês, Collet manterá uma conexão com a Alpine, mas não mais como membro da Academia. Ao todo, foram quatro anos do brasileiro por lá, disputando a F-Renault – atualmente FRECA – e a F3, categoria pela qual seguirá correndo em 2023, com a equipe Van Amersfoort.

Matheus Ferreira, por sua vez, recebe a grande oportunidade aos 16 anos. O brasileiro foi destaque em seus anos de kart, com título brasileiro no currículo e boas participações internacionais. De certa forma, trocou de lugar com Collet, já que era apoiado pela Alpine, mas estava fora da Academia. Ferreira, aliás, migra para os monopostos em 2023, também com a Van Amersfoort, na F4 Italiana.

Matheus Ferreira agora é membro da Academia de Jovens da Alpine (Foto: Alpine)

“Estou muito feliz em integrar o time de pilotos da Academia Alpine em um ano tão especial de minha carreira como será 2023, minha estreia nas categorias de fórmula. Sei que este será um grande desafio, ainda mais em um campeonato tão competitivo como a F4 Italiana. Mas darei meu máximo dentro e fora das pistas e tenho certeza de que estou na melhor estrutura possível para brigar por bons resultados, como fiz nos meus anos de kart na Europa”, comentou o brasileiro.

Além de Matheus, aparecem na lista da Academia Alpine dois pilotos da F2 (Victor Martins e Jack Doohan), dois da F3 (Nikola Tsolov e Gabriele Mini), Abbi Pulling, da F1 Academy, e Kean Nakamura, do kart. Aiden Neate, também confirmado, ainda não tem destino selado.

Somando os anos de Renault e Lotus, a Academia Alpine já viu passar por lá nomes como Esteban Ocon, Alexander Albon, Guanyu Zhou, Christian Lundgaard, Romain Grosjean, Robert Kubica, Pastor Maldonado e Lucas Di Grassi.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.