Alpine põe Gasly na lista para substituir Alonso e já faz AlphaTauri olhar para Herta na F1 2023

A Alpine estaria de olho em Pierre Gasly para a vaga aberta por Fernando Alonso, de saída para a Aston Martin. Com isso, AlphaTauri pode buscar substituto em Colton Herta, atualmente na Indy

F1 2022 AO VIVO: VERSTAPPEN SOBRA CONTRA FERRARI E LIDERA TREINOS LIVRES NA BÉLGICA | Briefing

A temporada 2022 da Fórmula 1 segue muito movimentada fora das pistas, e uma verdadeira dança das cadeiras pode se formar entre os pilotos do grid — e, ao que parece, até mesmo com alguns de outras categorias. Em informação divulgada pelo jornalista Adam Cooper, Helmut Marko — consultor-esportivo da Red Bull — estaria interessado na contratação de Colton Herta, que atualmente defende a Andretti na Indy.

O cenário seria desenhado com uma possível saída de Pierre Gasly, que passou a interessar à Alpine após a equipe francesa perder Fernando Alonso para a Aston Martin. Desta forma, Marko estaria dividido entre Herta e Mick Schumacher, que tem demonstrado evolução em sua segunda temporada com a Haas na F1.

Além do interesse, o jornalista ainda afirmou que o austríaco foi visto em conversas com Zak Brown, CEO da McLaren, que firmou acordo para tornar Herta piloto de desenvolvimento do time inglês na F1 — já inclusive testou o carro da equipe em julho.

▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Colton Herta disputa Indy 2022 pela Andretti e é piloto de desenvolvimento da McLaren na F1 (Foto: IndyCar)

No entanto, qualquer movimento oficial por parte da AlphaTauri vai ter que esperar por uma decisão final da Alpine. A equipe ainda busca uma reparação sobre o vínculo de Oscar Piastri junto ao Conselho de Reconhecimento de Contratos [CRB, em inglês], e o chefe Otmar Szafnauer já confirmou que qualquer decisão virá apenas depois de um veredito sobre o assunto.

Quanto à Gasly, o francês já renovou com a AlphaTauri para mais um ano de contrato em 2023, em acordo que foi divulgado em junho. Sendo assim, uma possível saída do piloto rumo à Alpine necessitaria de uma negociação direta com a Red Bull, além de uma provável compensação financeira. O negócio, entretanto, poderia ser facilitado caso Marko obtenha êxito nas negociações com Schumacher ou Herta.

O único problema para a equipe de Faenza em relação ao americano é o fato dele ainda não possuir uma Superlicença, item obrigatório para todos que desejam correr na Fórmula 1. Assim, seria necessária uma exceção por parte da FIA e um convencimento sobre a McLaren. Caso tudo seja alinhado, a AlphaTauri tende a não complicar uma possível saída de Gasly.

Alpine passou a olhar para Gasly após perder Alonso e ficar sem Piastri (Foto: AlphaTauri)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Por fim, sobre a busca da Alpine para o companheiro de Esteban Ocon, Cooper revelou que a equipe trabalha com algumas outras alternativas, já que ainda tem certa preocupação sobre o relacionamento “complicado” de Gasly com seu compatriota.

Daniel Ricciardo seria um deles, mas sua saída repentina para a McLaren após apenas dois anos com a Renault incomodou a diretoria francesa. Nome sempre comentado no paddock, Nico Hülkenberg também seria uma possibilidade, já conhecido na equipe após sua passagem entre 2018 e 2019 e íntimo do chefe Szafnauer, com ambos tendo trabalhado juntos em Force India, Racing Point e Aston Martin — da qual o alemão é piloto reserva.

Além de Schumacher, também tratado como alvo, o campeão da F2 de 2019 e da Fórmula E de 2021, Nyck de Vries, passou a ser uma possibilidade, e Théo Pourchaire — concorrente de Felipe Drugovich pelo título da F2 — fecha a lista.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.