As estatísticas do GP da Emília-Romanha da F1 2024
Classificação da F1 após o GP em Ímola
O grid de largada do GP da Emília-Romanha
A classificação da F1 no GP da Emília-Romanha
Fórmula 1

Alpine retoma reconstrução e anuncia saída de Brivio após três anos na Fórmula 1

A Alpine anunciou nesta terça-feira (12) a saída de Davide Brivio da equipe após três anos juntos na Fórmula 1

Davide Brivio deixou a Alpine (Foto: Alpine)

Davide Brivio deixou a Alpine (Foto: Alpine)

 

Davide Brivio deixará a Alpine ao final de 2023. O dirigente italiano chegou à equipe em 2021, como diretor de corridas. Recentemente, tomou o cargo de diretor de projetos de expansão de corridas no time da F1. Nesta terça-feira (12), os franceses anunciaram que a saída foi decidida em acordo mútuo.

A Alpine contratou Brivio após grandes feitos na MotoGP. Além do título de Joan Mir em 2020, comandou a Yamaha nos anos de glória com Valentino Rossi. Quando chegou à F1, tinha a missão de evoluir uma reformulada Alpine, à época com Fernando Alonso e Esteban Ocon. Teve também um papel importante no programa de desenvolvimento de pilotos.

“Estar envolvido com a Alpine foi um capítulo orgulhoso em minha carreira no automobilismo. Gostaria de agradecer à Alpine pela oportunidade de experimentar a Fórmula 1, que era o meu desejo, e também pela chance de passar um pouco da minha experiência aos jovens pilotos da academia”, disse ele.

“Desejo ao time e à academia o melhor no futuro e tenho certeza de que veremos muitos jovens pilotos alcançando coisas fantásticas em suas carreiras. Desempenhar um pequeno papel nesse sucesso certamente será algo que guardarei com carinho. Sou grato à Alpine por acatar meu desejo de procurar outras oportunidades que possam (e espero que surjam) surgir no futuro”, completou.

Davide Brivio deixou a Alpine (Foto: Alpine)

A notícia, no entanto, chega com surpresa. Durante o GP de Abu Dhabi de 2023, Davide descartou um retorno à MotoGP e reiterou que estava feliz na Alpine. Disse ainda que seguiria com o time e não tinha outros planos.

Agora, Julien Rouse ficará à frente da Academia da Alpine, que atualmente conta com nove pilotos de oito nacionalidades diferentes.

“Em primeiro lugar, gostaríamos de agradecer ao Davide pelo trabalho duro e comprometimento ao longo das últimas três temporadas. Sua experiência nos esportes a motor foi extremamente valiosa, especialmente no desenvolvimento e progressão da Academia da Alpine. O desejo de Davide é deixar a Alpine para buscar outras oportunidades, e aceitamos essa vontade de nos separarmos de comum acordo. Estendemos nossos melhores votos a ele nesse próximo capítulo de uma carreira impressionante no automobilismo”, encerrou Bruno Famin, vice-presidente da Alpine Racing.

A saída de Brivio marca mais uma parte da reestruturação dos franceses. No meio deste ano, o chefe de equipe Otmar Szafnauer, o diretor-esportivo Alan Pérmane e o executivo-técnico Pat Fry foram demitidos.

Com a temporada encerrada, a Fórmula 1 retorna apenas no ano que vem, no dia 2 de março, com a estreia do campeonato no GP do Bahrein.

 Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!