David Sánchez volta às origens e assume cargo de diretor-técnico executivo da Alpine

Com passagens por McLaren e Ferrari, foi na Renault, em 2005, que David Sánchez começou a carreira na Fórmula 1. O engenheiro será o responsável geral pelos setores de desempenho, engenharia e aerodinâmica da Alpine

A Alpine deu mais um importante passo no processo de reestruturação interna. A equipe francesa anunciou nesta quinta-feira (2) a contratação de David Sánchez, engenheiro com passagem por Ferrari e McLaren, para o cargo de diretor-técnico executivo.

Esta, na verdade, será a segunda passagem do francês pela base em Enstone. Sánchez iniciou a carreira na Fórmula 1 na Renault, marca por trás da Alpine, como aerodinamicista júnior em 2005, ficando por lá até 2007, quando transferiu-se para a McLaren.

Em seguida, em outubro de 2012, Sánchez subiu mais um degrau e foi para a Ferrari, equipe mais tradicional do grid, e assumiu o posto de aerodinamicista principal. A chefia do departamento de aerodinâmica de Maranello veio em 2019. Dois anos depois, passou a ser o engenheiro-chefe responsável pela concepção da F1-75 e da SF-23.

Sánchez deixou a Ferrari em março de 2023 e voltou para a McLaren no início de 2024 após a licença de jardinagem — período de carência que impede contratações imediatas de funcionários de uma equipe com o intuito de evitar compartilhamento de informações técnicas —, porém surpreendeu ao anunciar após apenas três meses que deixaria o time de Woking.

David Sánchez deixou a McLaren após apenas três meses e agora está na Alpine (Foto: Alpine)

Na Alpine, David supervisionará o departamento técnico em Enstone e será o responsável geral pelas áreas de desempenho, engenharia e aerodinâmica — divisões lideradas pelos diretores-técnicos Ciaron Pilbeam, Joe Burnell e David Wheater, respectivamente, e que representam a estrutura técnica de três pilares da equipe. Sánchez será, portanto, a ponte entre esses três setores e o chefe da equipe, Bruno Famin.

Sánchez se disse “entusiasmado com o desafio e ansioso para trabalhar novamente em Enstone, lugar onde comecei minha carreira na Fórmula 1”.

“A equipe sempre teve tantas pessoas fantásticas envolvidas, e há claramente muito potencial para ser desbloqueado. Temos uma grande tarefa pela frente para melhorar o desempenho em pista, e é este tipo de desafio que me motiva. Estou muito pronto para começar e ansioso para trabalhar novamente com as divisões técnicas de Enstone-Viry com o objetivo único de devolver a esta grande equipe o regular sucesso”, salientou.

Famin também celebrou o retorno de Sánchez, classificando-o como “uma nomeação fundamental para garantir que estamos otimizando tudo o que pode ser feito como equipe e focando nas áreas certas de performance”.

“É claro que o desempenho do carro e o caminho de desenvolvimento não avançaram a um ritmo suficiente em relação às nossas ambições como equipe. Estamos ansiosos para receber David e trabalhar duro em conjunto para alcançarmos o sucesso final”, concluiu.

Fórmula 1 retorna no fim de semana, de 3 a 5 de maio, para a disputa do GP de Miami, o primeiro de três que acontecem nos Estados Unidos na temporada 2024

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.