Sainz diz que SF-24 “mudou muito”, mas vê McLaren e Red Bull com vantagem em Ímola
Carlos Sainz minimizou o novo pacote de atualizações da Ferrari para o GP da Emília-Romanha, e ainda destacou que as características do circuito favorecem mais as rivais
Ainda que a Ferrari esteja esperançosa de que irá alcançar um melhor desempenho através das novas atualizações que foram feitas na SF-24, Carlos Sainz ligou o sinal de alerta em Maranello ao destacar que as características do circuito em Ímola são mais favoráveis às rivais Red Bull e McLaren e que, por isso, acredita que a disputa entre as três principais equipes da temporada 2024 será acirrada no GP da Emília-Romanha, no próximo domingo (19).
“Ímola é um circuito desafiador, o que não deve ser ruim para a Ferrari, mas acho que será muito adequado para a McLaren”, disse o espanhol durante a coletiva de imprensa desta quinta-feira no autódromo Enzo e Dino Ferrari.
“Espero uma corrida muito acirrada. Em Miami, Lando [Norris] venceu, embora tenha tido sorte [com a entrada do safety-car], mas foi o piloto mais rápido na pista. Este é um circuito para eles, que também foram muito competitivos nas duas últimas edições, em 2021 e 2022. A pista é cheia de curvas de média e alta velocidade, que é onde a McLaren se sai bem, assim como a Red Bull”, continuo Sainz.
Na última sexta-feira, na pista particular de Fiorano, a Ferrari tirou proveito do dia de filmagem do qual tem direito para completar 200 km (aproximadamente 65 voltas) com o bólido equipado com o novo pacote de atualizações, que traz mudanças no sidepod, na tampa do motor, aletas, dutos para passagem do ar e nos retrovisores — além das prováveis melhorias internas como, por exemplo, nos radiadores e sistema de resfriamento.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!
Sainz, por sua vez, minimizou as mudanças ao dizer que é impossível obter dados importantes durante o shakedown que foi realizado. “Não é um pacote que vá mudar a nossa vida. Obviamente esperamos ter mais downforce, mas não podemos dizer até os primeiros resultados de pista”, destacou.
“Não conseguimos entender muita coisa, porque nesse tipo de teste você não tem critério. O carro mudou muito, mas tivemos de correr de uma certa forma para permitir que os novos patrocinadores adquirissem todas as novas imagens, que é o verdadeiro propósito desses 200 km”, acrescentou.
“Para sentir e entender as diferenças é preciso guiar primeiro a versão antiga e depois a nova. Se não for possível fazer essa comparação, a única oportunidade que temos é o simulador, que nem sempre representa a realidade”, finalizou Sainz.
O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP da Emília-Romanha de Fórmula 1, primeiro de dois que acontecem na Itália, e transmite classificação e corrida oficial em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após classificação e corrida. Na sexta-feira, o TL1 está marcado para as 8h30 (de Brasília, GMT-3); o TL2 encerra o dia às 12h. No sábado, o TL3 abre as atividades às 7h30, ao passo que a classificação está marcada para as 11h. Por fim, a largada está marcada para as 10h do domingo.
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.