Alpine segue vida após Renault e anuncia acordo para usar motor Mercedes na F1 2026
Alpine anunciou acordo de longo prazo com Mercedes para fornecimento de motores na Fórmula 1. É um esperado passo após decisão da Renault de deixar categoria
A Alpine confirmou, na manhã desta terça-feira (12), o passo já esperado para sequência da vida na Fórmula 1 após decisão da Renault em deixar categoria: tem acordo para receber motores da Mercedes a partir da temporada 2026 e ao longo da validade do novo conjunto de regras da F1 — portanto ao menos até 2030.
Assim como os motores e toda a unidade de força, a Alpine também irá utilizar caixas de câmbio produzidas pela montadora alemã. É uma decisão que vem sendo tomada pelos franceses há meses, mesmo antes do anúncio da saída da Renault.
“A Alpine, a divisão de motores da Mercedes e a equipe Mercedes entraram em acordo para fornecimento de unidade de força e caixa de câmbio a partir da temporada 2026 do Mundial de F1”, afirmou a equipe francesa em comunicado.
“O acordo plurianual garante que a Mercedes fornecerá unidades de força para a Alpine pela duração da era das novas regras, a partir 2026 até ao menos 2030”, reforçou. “Com o câmbio, o acordo também é válido a partir de 2026”, continuou.
“A equipe continua concentrada em entregar o melhor desempenho possível nas temporadas 2024 e 2025”, finalizou.
O anúncio da saída da Renault veio em julho, mas desde junho já se falava no rompimento entre divisão de esportes e matriz da companhia francesa. Sempre, ao longo deste período, com a Mercedes como grande candidata a assumir o fornecimento a partir de 2026.
Para a Alpine, é a chance de se recuperar na F1 após dois anos melancólicos e a sensação, crescente a partir da chegada de Flavio Briatore como consultor e Oliver Oakes como chefe, que os motores da Renault são deficitários e atrapalham o desenvolvimento. Já para a Mercedes, a Alpine servirá como substituta da Aston Martin, que encerra o acordo ao final do ano que vem para se tornar equipe oficial da Honda na F1.
As mudanças, importante reforçar, acontecem apenas para 2026. Em 2025, a Alpine ainda usa os motores da Renault, enquanto a Mercedes impulsiona os carros da Aston Martin.
A Fórmula 1 agora volta às pistas para o GP de Las Vegas, nos Estados Unidos, entre os dias 21 e 24 de novembro. Depois, realiza corridas no Catar, última sprint do ano, e Abu Dhabi.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ LEIA TAMBÉM: R$ 750 milhões x desempenho de centavos: por que Pérez é contradição na Red Bull?